Coordenadores de campanhas anteriores do PSB estão ausentes e Danilo Cabral some até em santinhos
Há promessa de apoio do PSB nessa reta final, mas candidato socialista tem sido ajudado é por um ex-prefeito do Recife.
Um exercício comum e quase sempre involuntário para quem anda nas ruas do Recife é ficar com as mãos cheias de santinhos. Se alguém se preocupar em prestar atenção nos santinhos vai perceber que os candidatos da Frente Popular não estão pedindo votos para Danilo Cabral (PSB) como se imaginava que aconteceria.
Há material gráfico até de candidatos do próprio PSB que nem mencionam o candidato ao governo do grupo. Quando tem, é um nome pequeno, num cantinho da peça publicitária.
Em algumas dessas publicidades são distribuídas as chamadas "colas". Trata-se de uma lista com os candidatos e seus números. A coluna teve acesso a alguns em que o nome dos deputados estadual e federal estão preenchidos, mas governador, senador e presidente contém apenas um espaço em branco.
Um dos fatores que trabalhavam com a expectativa de crescimento de Danilo diziam respeito ao “exército” de candidatos nas ruas, casando o voto com o candidato ao governo e até agora o movimento é muito frio.
No PSB há um vazio na organização desse exército. Sileno Guedes, que sempre fez isso como presidente do PSB, está cuidando da própria candidatura. Geraldo Julio (PSB), figura certa na coordenação das últimas campanhas socialistas, está completamente afastado dessa articulação. João Campos (PSB) tem uma prefeitura para cuidar, além de gastar bastante tempo em eventos esportivos ultimamente.
Com isso, a coluna apurou que a iniciativa de ajudar Danilo estaria partindo de João Paulo (PT). Sim, o ex-prefeito do Recife, há alguns dias, dividiu a cidade em 20 áreas, reuniu militantes em cada um desses setores e os colocou para pedir votos por Danilo.
O PSB até estaria prometendo arregimentar grande estrutura para a reta final da eleição, com objetivo de fazer o candidato crescer mais entre 3 e 5 pontos, indo para o segundo turno.
Por enquanto é só promessa. Até lá, Danilo caça com João.
Agregador de pesquisas JC
Confira abaixo os números do agregador de pesquisas do JC com a Oddspointer: