OPINIÃO

É um vexame que só agora Mandetta tenha conseguido contratar a produção de respiradores de fabricante brasileiro

Primeiro contrato com uma empresa brasileira especializada em ventilação pulmonar foi assinado nessa terça-feira (7)

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 09/04/2020 às 7:18 | Atualizado em 09/04/2020 às 7:23
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta - FOTO: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Roda presa

É um vexame que só agora, 45 dias depois, o ministro da Saúde tenha conseguido contratar a produção de respiradores de fabricante brasileiro.

» Governo fecha 1º contrato para fabricação de respiradores em larga escala no Brasil

» Coronavírus: União tenta confiscar equipamentos comprados pelo Recife

»  Coronavírus: Fornecedor chinês cancela compra de 600 respiradores feita pelo Consórcio Nordeste

» Brasil adquire 15 mil respiradores mecânicos para ajudar pacientes com coronavírus

Conversa foi factoide

Foi positiva, mas inútil, a conversa de Mandetta com o embaixador da China. É positivo tratar bem o maiorcliente de produtos brasileiros, mas foi só um factoide: não é o governo chinês que vende produtos e simempresas de comércio exterior, que compram a produção de indústrias chinesas, muitas delas estrangeiras.Na crise do Covid19, esses “traders” ignoram escrúpulos e contratos e vendem produtos a quem pagar mais.

Repetitivas

Na coletiva de ontem, como na véspera, Mandetta se limitou a repetir informações velhas e a totalização doscasos informados pelos estados.

Bolsonaro isola o DEM

O presidente Jair Bolsonaro cansou de apostar na relação com os presidentes da Câmara e do Senado, a cujo partido entregou o controle de ministérios importantes, como Saúde e Cidadania, mas, apesar disso, segundo avalia o Planalto, a dupla está sempre jogando para a plateia, em prejuízo do governo. Em atitude pragmática, ele abriu entendimento com o “centrão” (ou “blocão”) que na Câmara soma 351 deputados e no Senado tem a maior bancada. Tenta a tranquilidade que não conseguiu estabelecer com Davi Alcolumbre e seu influenciador Rodrigo Maia. Um eventual entendimento com o blocão pode garantir aquela maioria que o atual governo ainda não teve, e já a partir de 2020. Aliados do governo defendem a volta do 'presidencialismo de coalizão', mas sem a corrupção que o caracterizou nos governos de PT e PSDB. Os políticos gostaram da iniciativa de Bolsonaro, exceto Maia e Alcolumbre e o DEM, claro, porque perdem poder. E muitos cargos. O presidente se deu conta de que já não vale a pena acender velas para os chefes do Senado e da Câmara, já na reta final de suas presidências.

É a lei da selva

Não foi o governo chinês que cancelou compras de governos nordestinos e sim “traders” que desistiram da venda por contratos mais vantajosos.

Lorota

Pedir ajuda do embaixador chinês na compra de produtos chineses é como pedir a um embaixador do Brasil, em qualquer país, para fazer empresários lhes vender produtos em condição mais vantajosa. Lorota.

Pós-pico

A Dinamarca tomou medidas de combate ao coronavírus cedo, em 11 de março fechou escolas, academias, restaurantes, e até fronteiras, mas já anunciou que gradualmente retoma a vida, abrindo negócios etc. Tem a 18ª taxa mundial de letalidade. O Brasil é atualmente a 62ª.

Frase

"Quem comanda este time aqui é o presidente Jair Messias Bolsonaro” Luiz Henrique Mandetta (Saúde) admite “dificuldades”, muda o discurso e prega união.

Tamos aí

A deputada Joice Hasselman (SP), líder do PSL na Câmara, disse que seu partido está disposto a “fumar o cachimbo da paz” com o presidente Jair Bolsonaro, neste momento de crise. Mas sem humilhações.

Comentários

Últimas notícias