OPINIÃO

Para o STF, Bolsonaro avaliza seus insultos ao manter Weintraub

A demissão do ministro Abraham Weintraub não deixará o presidente Jair Bolsonaro feliz, porque ele gosta do jeitão beligerante do ministro da Educação, mas ele sabe que precisa se livrar do auxiliar

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 17/06/2020 às 8:13 | Atualizado em 17/06/2020 às 8:14
CAROLINA ANTUNES/PR
O ex-ministro da Educação (Abraham Weintraub) e o presidente Bolsonaro - FOTO: CAROLINA ANTUNES/PR

Saída é demitir Weintraub

A demissão do ministro Abraham Weintraub não deixará o presidente Jair Bolsonaro feliz, porque ele gosta do jeitão beligerante do ministro da Educação, mas ele sabe que precisa se livrar do auxiliar que contribuiu para azedar de vez as relações do governo com o Supremo Tribunal Federal, ao chamar seus ministros de "vagabundos". O STF está indócil: para os ministros, ao manter Weintraub, Bolsonaro avaliza seus insultos. O recado não dito e nem escrito é o seguinte: para dar uma chance ao entendimento com o Planalto, só mesmo após a demissão de Weintraub. O ministro, que perderá mais uma nesta quarta no STF, está na mira do. Ministros e será usado ad nauseum para admoestar o presidente. Entre ministros com gabinete no Planalto é consensual a necessidade da demissão. "Weintraub virou tóxico para o governo", disse um deles. Bolsonaro busca uma solução para não deixar o ministro da Educação "debaixo de chuvas e trovoadas", enquanto procura um bom substituto.

Prorrogação ou eleição biônica

Agora faz sentido o escarcéu contra a medida provisória que autorizava a nomeação de reitores temporários enquanto durasse a pandemia. Os 12 reitores em fim de mandato se dividem entre os que malandramente defendem a prorrogação de sua permanência no cargo e aqueles, como a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, que baixou a própria "medida provisória" definindo que a lista tríplice de candidatos a reitor será escolhida pelo aparelhadíssimo conselho universitários. Na UnB, de longa tradição democrática, desta vez estarão proibidas consultas, nem campanha ou debates, mesmo pela internet. Um vexame. A reitora Márcia decretou que as chapas serão registradas somente no dia da reunião (controlada, claro) do conselho universitário. A lista tríplice dos "reitoráveis" não é para mandato temporário, enquanto durar a pandemia. O mandato biônico vai de 2020 até 2022.

STF

As palavras de ministros do STF contra o governo Bolsonaro ficariam bem na boca de qualquer político de oposição, não em magistrados prestes a julgar processos que envolvem o alvo da fúria togada.

Por fora

Os atletas do noticiário político, que chutam na nomeação de Abraham Weintraub para uma embaixada, nem sequer sabem que a indicação do antipatizado ministro da Educação teria chance zero no Senado.

O certo

Enquanto a prefeitura do Recife se vê envolvida em denúncias de corrupção e PF na porta, a vizinha Jaboatão, segunda maior cidade de Pernambuco, ganhou de novo o prêmio de gestão pública da ONU.

OAB

O desembargador do Tribunal de Justiça do Amapá, Manoel de Jesus Ferreira Brito, 63, acusado de corrupção passiva, foi presidente da OAB-AP, presidida atualmente pelo filho, Auriney Uchôa de Brito.

Frase

Aumentar o tempo de televisão, eu acho uma boa ideia", Rodrigo Maia imaginando formas de atormentar o eleitor na pandemia

Lista tríplice

Após concorrida disputa, o advogado Igor Matos, um dos mais admirados da sua geração, foi escolhido pelo Tribunal de Justiça do DF para a lista tríplice à vaga de jurista no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF).

Prestigiada

Promete ser bastante prestigiada a posse, hoje, em Brasília, do ministro das Comunicações, Fabio Faria. (quase) Todo o setor confirmou presença, à exceção de emissoras em guerra aberta contra o governo.

Comentários

Últimas notícias