PE e SP lideram lista
Pernambuco e São Paulo lideram o ranking de denúncias de corrupção envolvendo gastos e despesas para ações contra a covid-19. De acordo com o Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), em menos de um mês, os estados receberam 8 e 7 denúncias, respectivamente, na plataforma “Corruptovírus” e todas passam por triagem técnica antes de enviadas ao Ministério Público para abertura de inquérito civil ou policial.
Em menos de um mês, o Corruptovírus recebeu 54 denúncias de desvio ou mau uso do dinheiro público no combate à pandemia em 18 Estados. A plataforma ainda não recebeu denúncias sobre Acre, Alagoas, Espírito Santo, Amapá, Mato Grosso, Paraíba, Rondônia, Sergipe e Tocantins. Segundo o presidente do INAC, Roberto Livianu, a plataforma dá poder às pessoas, que “se sentem incapazes de agir”. Cheio de denúncias de desvios que podem culminar no impeachment do governador, o Rio tem 5 denúncias.
- Após operação no Recife, Justiça proíbe fabricação e venda de respirador por empresas investigadas
- TCU instaura processo para acompanhar compra dos respiradores pela Prefeitura do Recife
- TCU volta a informar que Ana Arraes vai declinar da relatoria do caso dos respiradores do Recife
- MPF em Pernambuco pede investigações no Rio e em São Paulo sobre empresas que venderam respiradores irregulares à Prefeitura do Recife
Salles vê ‘turma das boquinhas’
O ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) identifica ONGs e ativistas que perderam poder e dinheiro, no atual governo, para além de tradings e frigoríficos reunidos em uma “Coalizão Clima Agricultura e Florestas”, estão por trás da intensa pancadaria contra ele, nas últimas semanas. O ministro está convencido de que todos esses segmentos que o atacam fazem parte “da turma que quer as boquinhas das verbas e cargos de volta”. O ministro Luiz Eduardo Ramos (Governo) defendeu Ricardo Salles e repudiou notícias mentirosas que o acusam de tentar derrubar o ministro. Outro suporte do ministro do Meio Ambiente é o vice-presidente Hamilton Mourão, que coordena as ações de defesa da Amazônia.
Estabilidade
Não há o menor indício de que Bolsonaro planeje substituir o ministro do Meio Ambiente. Avalia que vem fazendo um bom trabalho.
Republiqueta
Aposentados e gente do setor público de Brasília, com remuneração alta, querem impedir o governo do DF a autorizar a volta do comércio e de comida para milhares.
Paciente bem
O ministro Fernando Azevedo e Silva (Defesa), que participou ontem de longa reunião por videoconferência com Bolsonaro, disse que o presidente está sem febre, disposto e bem-humorado.
Made in Brasil
O governo brasileiro apresentou na Organização Mundial do Comércio nova proposta de regras para facilitar investimentos. Ideia é auxiliar na retomada de investimentos pós-pandemia.
Dois pesos
A criminalista Jacqueline Valles disse que o artigo em que seu autor diz torcer pela morte de Bolsonaro “não pode ser considerado discurso de ódio”. Só faltou dizer que é discurso de “amor”.
Na nossa conta
O plenário da Câmara votou a MP que disciplina reembolsos e remarcações de viagens durante a pandemia, mas a lei também prevê “ajuda ao setor aeronáutico e aeroportuário”.
Frase
"Registro minha indignação, como homem público e cidadão, com o lamentável artigo”. Davi Alcolumbre, presidente do Senado, sobre artigo de jornal que torce pela morte de Bolsonaro
V de verdade
A alta de 13,9% nas vendas do varejo comprova que Paulo Guedes matou a pau dizendo que o Brasil vai surpreender o mundo com a “recuperação em V”; queda e volta rápidas.
Net presidencial
A Secretaria-Geral diz que a internet atual do avião presidencial custa R$ 3 milhões/ano por usar a Banda L do satélite e que o custo com o uso da Banda Ka, da licitação atual, será R$ 1,977 milhão.
Comentários