OPINIÃO

Na Europa, com segunda onda de covid-19, todos se unem pela solução do problema

O noticiário brasileiro faz parecer que o caos está instalado com segunda onda de infecções por covid-19, mas o Brasil ainda está bem melhor que países europeus desenvolvidos

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 14/01/2021 às 8:02
TOLGA AKMEN / AFP
EUROPA Nova onda de crescimento dos casos, sobretudo por conta da variante Delta, chegou também ao Reino Unido, mas a vacinação freou internações. - FOTO: TOLGA AKMEN / AFP

Covid-19 devasta Europa

O noticiário brasileiro faz parecer que o caos está instalado com segunda onda de infecções por covid-19, mas o Brasil ainda está bem melhor que países europeus desenvolvidos como Alemanha e Reino Unido, com populações cerca de 3 a 4 vezes menor. Segundo o Worldometer, o Brasil amargou 2.824 mortes nas últimas 72h e a mídia buscou apontar culpados que não o vírus. A Alemanha registrou 2.970 óbitos e ingleses perderam 3.336 vidas. Lá, todos se unem pela solução do problema. Alemães e ingleses iniciaram a vacinação contra a covid, mas não têm conseguido ajudar e salvar as pessoas já infectadas. No Reino Unido, que tem população quatro vezes menor que a brasileira, a taxa de mortalidade é de 1.204 por milhão de habitantes. Aqui são 954. Apesar da taxa de letalidade menor no Brasil, o premier britânico, Boris Johnson, diz estar preocupado com a “variante brasileira” do coronavírus. A Alemanha foi exemplar na contenção da primeira onda, mas viu a taxa de cerca de 100 mortes por milhão subir para mais de 500 na 2ª onda.

Baleia obedece Maia e usa Temer

A declaração de “independência” de Baleia Rossi (MDB-SP) acabou se voltando contra ele. Nesta quarta (13), o rival na briga para presidir a Câmara, Arthur Lira (PP-AL) resumiu no Recife as críticas de deputados aos métodos do escolhido por Rodrigo Maia: “Não tenho chefe, não tenho intermediário, minha candidatura independe do apoio externo”. Lira se referiu ao fato de Baleia prestar obediência a Maia e ainda usar o ex-presidente Michel Temer como “ponte” para o presidente Jair Bolsonaro. Ao afirmar não ter “chefe”, Arthur Lira se referia ao chefe de Baleia Rossi: Rodrigo Maia manda na sua campanha e mandaria na sua presidência. Lira disse também não ter “intermediário” porque Baleia estaria usando Michel Temer para mandar recados apaziguadores a Jair Bolsonaro. Enquanto Maia insulta Bolsonaro para agradar partidos de esquerda, Michel Temer é acionado para dizer a Bolsonaro que Baleia é gente boa.

Para quê?

A confirmação de mais de 57 mil vereadores tomando posse este ano faz lembrar que suas regalias estão na nossa conta. E que grande parte dos municípios sequer arrecada o suficiente para pagar seus altos salários.

Atendido

O ministro Eduardo Pazuello (Saúde confirmou nesta quarta (13) que a vacina começará a ser administrada a partir de Manaus. Foi um pedido do deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato a presidente da Câmara.

Macron mentiu

O presidente francês Emmanuel Macron voltou a mentir sobre o Brasil, vinculando a soja ao “desmatamento da Amazônia”. O Brasil não derruba árvores para aumentar sua produção agrícola desde 2008. Mas não é só ignorância. Macron serve aos concorrentes do Brasil no agronegócio.

Distante

O governo afastou André Brandão da presidência do Banco do Brasil, que ocupava desde a saída de Rubem Novaes. O problema é que, ao ser procurado na sede, em Brasília, ele estava sempre em São Paulo

Quem fala

CEO da Sinovac, Yin Weidong jura que “os testes provam a segurança e a eficácia” da Coronavac. Weidong é aquele que admitiu à Justiça haver pago US$83 mil em subornos a “Anvisa da China” para registrar vacinas.

Aulas?

A Câmara explica que pretende abrir canal com jovens, ao criar conta institucional no aplicativo Tik Tok. O caráter leve e descontraído abre caminho para que deputados, valhanos Deus, ensinem cidadania.

Frase

"Não tenho chefe, não tenho intermediário” - Arthur Lira (PP-AL), candidato a presidente da Câmara, afirmando que seu projeto independe de apoio externo.

Comentários

Últimas notícias