OPINIÃO

Nordeste dá menor nota para próprio comportamento na pandemia, diz levantamento

Os habitantes do Nordeste deram nota média de 7,6, a menor entre as regiões

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 20/01/2021 às 7:42 | Atualizado em 20/01/2021 às 7:49
RICARDO WOLFFENBUTTEL/GOVERNO DE SC
MEDIDA MANTIDA Apesar de especulações, governo estadual decidiu que o uso de máscaras permanecerá obrigatório em ambientes abertos - FOTO: RICARDO WOLFFENBUTTEL/GOVERNO DE SC

O brasileiro e a covid

Levantamento nacional exclusivo do Paraná Pesquisa para o site Diário do Poder e para esta coluna revela que o brasileiro, em média, dá nota 7,7 (de 10) para o próprio comportamento em relação à prevenção contra o novo coronavírus. Já na avaliação dessas mesmas pessoas quanto ao comportamento da população brasileira como um todo, a nota média despenca para 4,2. Brasileiros do Sudeste e Sul têm autoestima elevada, atribuindo-se nota de 7,8. Mas deploram comportamento alheio: 4,3 e 4,1 respectivamente. No Norte e no Centro-Oeste, em média, o comportamento da população brasileira quanto à prevenção à covid ganhou nota de 4,1. Os habitantes do Nordeste deram nota média de 7,6 para o próprio comportamento durante a pandemia. É a menor nota regional. O Paraná Pesquisa entrevistou 2.080 pessoas em 238 municípios dos 26 Estados e no Distrito Federal, entre 16 e 19 de janeiro deste ano.

O factóide de Rodrigo Maia

A doze dias de acabar sua presidência na Câmara, o deputado Rodrigo Maia tenta criar fatos políticos para mostrar que ainda lhe resta poder e utilidade. O factoide do dia, ontem, foi solicitar uma “reunião virtual” com o embaixador da China “para entender” criação de supostas dificuldades do governo chinês para fornecer o principal insumo para produção de vacina. O bate-papo não terá efeito prático: serão apenas duas pessoas falando mal de quem mais detestam: Jair Bolsonaro.

Não são partes

Contratos de importação/exportação não passam por diplomatas e nem por parlamentares, porque se trata de relação com empresas privadas.

Premiê?

Rodrigo Maia já confessou a esta coluna o sonho de governar, mas, sem votos, arrumou o jeitinho de forçar a barra para impor decisões privativas do Poder Executivo. Virou um “primeiro-ministro” de mentirinha.

Empresarial

A importação desse insumo foi contratada do Butantan junto a Sinovac, laboratório privado que desenvolveu a vacina rebatizada de CoronaVac.

Vale tudo

Um site de notícias publicou ontem que o “Itamaraty admite falha no trato com Índia e China”. O ministério, no entanto, não se pronunciou. Quem admitiu? “Um diplomata” cuja identidade não foi revelada. Ah, bom.

Diplomacia?

É incomum diplomatas estrangeiros falarem mal dos governos que os hospedam. Só por isso a reunião com Maia suscita alguma curiosidade.

Oportunismo

Enquanto políticos oportunistas elogiavam os países que começavam a vacinação, mesmo com poucas doses (300, na Argentina) as críticas ao Brasil já começaram por serem “apenas 6 milhões de doses”.

Frase

Nossa maioria no PSL aumentou de 32 para 36 assinaturas”. Deputado Arthur Lira (PP-AL) se referindo à “falsa polêmica” de Rodrigo “Trump” Maia.

Ódio

O eterno candidato derrotado a presidente Ciro Gomes (PDT) prega a “prisão” de Bolsonaro em razão das vítimas da covid. Não disse o que pensa dos governantes da Itália, Reino Unido, Espanha, França, Suíça e Argentina, que proporcionalmente registram mais mortos que o Brasil.

Ritmo acelerado

O Brasil começa a ensinar outros países como promover uma vacinação rápida e eficiente. Ao imunizar dezenas de milhares de pessoas em apenas 24h, o ritmo acelerado deve levar o Brasil a superar nesta quarta, segundo o OurWorldinData, a maioria dos países em doses aplicadas.

Comentários

Últimas notícias