imunização

Recife começa a vacinar contra covid-19 idosos em instituições de longa permanência

Neste primeiro lote, apenas idosos em Instituições de Longa Permanência receberão a dose do imunizante

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 19/01/2021 às 21:56 | Atualizado em 19/01/2021 às 21:58
Notícia
X

O Recife começou a imunizar, na tarde desta terça-feira (19), os idosos residentes em instituições de longa permanência. No Abrigo Provisório Edusa Pereira,  da prefeitura, em Campo Grande, na Zona Norte da cidade, a primeira dose da vacina contra a covid-19 foi aplicada em mais de 130 pessoas, entre os moradores acima dos 60 anos, cuidadores e prestadores de serviço.

Segundo a Prefeitura do Recife, serão vacinados 755 idosos e 552 profissionais de 26 Instituições da capital pernambucana. Neste primeiro momento, 13 equipes itinerantes com profissionais da Secretaria de Saúde do Recife seguem um cronograma para vacinar os públicos-alvo.

>> Confira os municípios que receberam mais e menos vacinas contra covid em Pernambuco

>> Veja quantas doses da vacina contra covid cada município recebeu em Pernambuco

>> Veja os municípios que terão vacinas contra o coronavírus a partir desta quarta-feira

Os idosos que vivem nas instituições de longa permanência e os trabalhadores desses locais fazem parte dos grupos prioritários da primeira fase do "Plano Recife Vacina", que também inclui trabalhadores de saúde da linha de frente e pessoas com mais de 18 anos com deficiência severa que moram em residências inclusivas. 

O primeiro morador da unidade de acolhida a receber a vacina foi Pedro Alves de França, 69 anos. “Muita gente morreu com essa doença. Mas eu não peguei porque me cuidei, não saí daqui e usei sempre a máscara. Minha emoção em receber essa vacina é grande, eu estou feliz”, disse o idoso, que está no local há seis meses.

Quem também se mostrou entusiasmado com o momento foi Antônio Carlos dos Santos, 63 anos, que pinta quadros no abrigo para se distrair e decorar o ambiente. “Agradeço, primeiramente, a Deus, e também a todos que fazem essa instituição, que me permitiu estar protegido aqui dentro. Essa vacina era uma necessidade de emergência. Eu sinto muito por todas as pessoas que se foram. Estou muito satisfeito por ter tomado minha vacina agora e espero que tudo se resolva em breve”, afirmou o idoso.

MARCOS PASTICH/PCR
Prefeitura do Recife começou a vacinar idosos em Instituições de Longa Permanência contra covid-19 - MARCOS PASTICH/PCR
MARCOS PASTICH/PCR
Prefeitura do Recife começou a vacinar idosos em Instituições de Longa Permanência contra covid-19 - MARCOS PASTICH/PCR
MARCOS PASTICH/PCR
Prefeitura do Recife começou a vacinar idosos em Instituições de Longa Permanência contra covid-19 - MARCOS PASTICH/PCR

Vacinação no Recife

O Recife recebeu, do Ministério da Saúde (MS), 66,2 mil doses, o que, de acordo com a gestão municipal, garante o esquema vacinal completo para 33,1 mil pessoas. A segunda dose para quem começou a ser imunizado nesta terça está garantida e começará a ser aplicada a partir de 15 dias. O início da próxima fase da campanha dependerá do envio de novas doses pela pasta da Saúde.

Próxima fase

Quando ocorrer a chegada de mais doses existe a possibilidade de ampliar o público. A PCR informou que passará a dispor de 65 salas de vacinação em nove pontos espalhados pela cidade.

Os pontos de vacinação estarão localizados no Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Escola Mário Melo, no bairro de Campo Grande; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. Os pontos do drive-thru serão no Parque da Macaxeira, Geraldão e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


 

Tags

Autor