OPINIÃO

Baleia Rossi cometeu erro que deve aumentar favoritismo de Arthur Lira na disputa pela presidência da Câmara

O emedebista apostou em "coordenação" dos governadores, com deputados obedientes. Ele agiu como novato, mas isso revoltou os parlamentares

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 26/01/2021 às 9:21 | Atualizado em 26/01/2021 às 9:21
GUSTAVO LIMA/CÂMARA DOS DEPUTADOS
MDB Baleia Rossi passou final de semana em encontros e ligações - FOTO: GUSTAVO LIMA/CÂMARA DOS DEPUTADOS

Baleia irrita deputados

O deputado Baleia Rossi (MDB-SP) cometeu um erro que deve custar-lhe votos e aumentar do favorito Arthur Lira (PP-AL), na disputa pela presidência da Câmara: desesperado, ele passou a pedir a governadores para pressionar deputados federais a votar nele para o cargo. Saiu pela culatra: Baleia cometeu um erro considerado imperdoável pelos parlamentares, muito ciosos da autonomia em relação aos governadores. O emedebista apostou em “coordenação” dos governadores, com deputados obedientes. Ele agiu como novato, mas isso revoltou os parlamentares. Aliados têm procurado deputados alegando que, “desesperado”, Baleia cometeu o erro de apelar aos governadores. Mas não tem surtido efeito. A candidatura de Rossi deteriorou ao ponto de surgirem projeções de oposicionistas indicando 330 votos para Arthur Lira no dia 1º. O chefe e cabo eleitoral Rodrigo Maia virou um problema, cuja atitude “a Câmara sou eu” tem afastado eventuais eleitores.

Brasil se destaca na vacinação

O Brasil iniciou a imunização contra o coronavírus quase um mês depois dos países da rica Europa, como Dinamarca, Bélgica, Suíça Portugal etc. Mas, desde o dia 17, início da vacinação por aqui, o Brasil já é o 5º país que mais imuniza no mundo. Apenas Estados Unidos, Reino Unido, Índia e Israel vacinaram mais habitantes, no mesmo período, segundo a plataforma Our World in Data. No total, o Brasil é o 15º país com mais imunizados (mais de 700 mil). EUA estão em 1º, com 21,3 milhões. Em toda a América do Sul, cerca de um milhão de pessoas foram vacinadas. Desse total, 70% já são brasileiros. A Argentina, muito elogiada na imprensa brasileira, iniciou a imunização no dia 29 de dezembro. Até ontem, imunizou menos da metade do Brasil. O Canadá, primeiro país a iniciar a vacinação no mundo, mais de um mês antes do Brasil, em 14 de dezembro, tem 816 mil imunizados.

STF e Pazuello

Só no Brasil a Suprema Corte atormenta o ministro da Saúde em plena pandemia, mandando investigar sua conduta na crise do Amazonas. Já o governador do Estado, apontado como responsável, necas de pitibiriba.

Por que não fez?

O ainda presidente da Câmara, Rodrigo Maia, voltou a defender CPI para investigar as trapalhadas do governo federal no combate à covid-19. Para quem enterrou 11 CPIs em sua gestão, está com discurso bem diferente.

Nova pá de cal

A chegada de insumos da China para produzir Coronavac, ainda esta semana, é mais uma pá de cal na mentira de dias atrás sobre “impasse diplomático” com chineses e indianos. Mentiram e nem se desculparam.

Hipocrisia

Críticos da volta às aulas alegando “aglomeração”, inclusive sindicalistas, participaram da aplicação das provas do Enem, só para embolsar uma bela Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso.

Além dos fakes

Segundo estudo do Oxford Internet Institute, a “desinformação industrializada” se profissionalizou e é produzida em cada vez maior escala pelos principais governos, partidos políticos e firmas de relações públicas. Chama de “preocupação crescente para as democracias”.

Fora do PV

Três vezes candidato a governador do Distrito Federal pelo Partido Verde (PV), Eduardo Brandão pode deixar o partido, após quase 30 anos. Os partidos já se articulam com vistas à eleição de 2022.

Frase

"Nos próximos dias” - Presidente Jair Bolsonaro sobre a chegada dos insumos chineses para Coronavac.

Comentários

Últimas notícias