ELEIÇÕES

Candidato a presidente da Câmara, Baleia vem a Pernambuco na reta final para conter perda de votos para Lira

Está é a segunda visita de Baleia Rossi ao governador Paulo Câmara, que é vice-presidente nacional do PSB. Hoje o partido se encontra dividido sobre o apoio ao candidato do presidente Bolsonaro, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL)

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 25/01/2021 às 19:47
DOUGLAS FAGNER/SEI
REUNIÃO Pernambuco foi primeiro estado em que Maia trouxe Rossi - FOTO: DOUGLAS FAGNER/SEI
Leitura:

A uma semana da eleição da Câmara dos Deputados, o deputado federal e candidato a presidente da Casa, Baleia Rossi (MDB-SP) desembarca pela segunda vez no Recife, nesta terça-feira (26). Em um almoço com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que é vice-presidente nacional do PSB, a presença do emedebista não é vista apenas como uma forma de reforçar suas propostas e ouvir as demandas dos parlamentares, mas também como uma tentativa de conter os apoios já declarados à seu concorrente, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL).

>>Maia traz Baleia Rossi a Pernambuco para pedir apoio de Paulo Câmara em garantir votos do PSB

>>Ao apoiar Arthur Lira, prefeito do Recife, João Campos, pode ter diálogo facilitado em Brasília

>>João Campos declara apoio a candidato de Bolsonaro para presidência da Câmara

Acontece que no PSB, há uma racha na bancada federal, que conta com 30 parlamentares, mesmo com a validação do líder socialista Alessandro Molon em prol do candidato escolhido pelo atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Nós estamos chegando ao final do processo de debate da eleição da Mesa Diretora, é natural que os candidatos ainda se movimentem bastante, com objetivo de convencimento e de agregar adesões ao projeto da presidência”, avaliou o deputado federal Tadeu Alencar, que estará presente no almoço. Segundo o socialista, ainda há tempo para intensificar o diálogo entre seus correligionários e evitar conflitos. “Não houve um fechamento de questão no PSB, mas uma decisão forte do Diretório Nacional. O debate interno também não despontou, mas até o dia da eleição será de muita conversa”, afirmou.

A vice-governadora e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, também estará presente para recepcionar Baleia Rossi, no Palácio do Campo das Princesas, às 13h30, assim como o deputados federais da bancada pernambucana Renildo Calheiros (PCdoB), Wolney Queiroz, Carlos Veras (PT), Milton Coelho (PSB) e Raul Henry (MDB). O governador também convidou parlamentares cujos partidos fecharam com Lira, como os deputados Silvio Costa Filho e Bispo Ossesio, do Republicanos. O deputado André de Paula, do PSD, também foi convidado, mas já havia marcado seu retorno para Brasília. Ele afirmou que mesmo com o seu partido apoiando outro candidato, não haveria problema em ir ao encontro de Baleia Rossi, em uma demonstração de cortesia.

PRIMEIRA PARADA

Candidato à presidência da Câmara pelo MDB, Baleia esteve no Palácio, acompanhado do presidente Rodrigo Maia, há pouco mais de um mês, no dia em que o bloco de oposição - PSB,PT, PDT,PCdoB, Rede - fecharam apoio para sua postulação. Foi o primeiro estado a ser visitado por ele, após ser oficializado na disputa.“Baleia Rossi está percorrendo o Brasil inteiro, essa segunda visita é uma demonstração do prestígio que Pernambuco possui e faz parte do calendário de agendas. Baleia representa a independência do parlamento, a defesa das instituições e dos valores democráticos”, afirmou o deputado federal e presidente estadual do MDB, Raul Henry.

Ele também rebateu alguns argumentos utilizados pelos dissidentes para apoiar Arthur Lira, tido como candidato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em que afirmam que Baleia Rossi também vota a favor das pautas governistas. “Há pautas em que todos nós votamos, mas elas não são do governo (federal), são do País. No Centro independente, todo mundo votou nos temas econômicos. Uma coisa é a agenda legislativa que vemos ser necessária, outra é estar no mesmo projeto político do presidente Bolsonaro”, afirmou Raul Henry.

Até mesmo o apelo de Lira, por ser representante de Alagoas e estar mais familiarizado com os anseios da região Nordeste, foi contestado por Raul Henry. Ele afirma que a postura de independência que o presidente da Casa deve ter, também lhe dá maturidade para ouvir a bancada do Nordeste, que não haverá nenhum problema quanto a isso. “Arthur Lira é uma candidatura que representa os interesses do presidente Bolsonaro, que tem liberado recursos e cargos para os eleitores dele. Tenho dificuldade de compreender o voto em Arthur Lira de quem esteja no campo da oposição”, disparou. Após a visita ao governador Paulo Câmara, Baleia encerra sua agenda com reuniões no Diretório Nacional do MDB.

Comentários

Últimas notícias