OPINIÃO

Brasil em 35º lugar na lista de países com mais infectados por covid-19 per capita

Situação é melhor que a dos EUA (84 casos por mil habitantes), Israel (77), Portugal (76), Espanha (65), Bélgica (62), Suíça (62), Suécia (59), Reino Unido (58) e França (52), por exemplo

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 11/02/2021 às 8:39 | Atualizado em 11/02/2021 às 8:40
MAURÍCIO VIEIRA/SECOM-SCS
Cresce procura por testes de covid-19 - FOTO: MAURÍCIO VIEIRA/SECOM-SCS

Brasil melhor que EUA

Enquanto o jornalismo de funerária espera ansioso que o Brasil atinja 10 milhões de casos de covid, profissionais de saúde continuam trabalhando e já salvaram mais de 8,5 milhões de pessoas. Segundo o Worldometer, são 45 casos por mil habitantes, colocando o Brasil em 35º na lista de infectados per capita e em situação bem melhor que EUA (84 casos por mil habitantes), Israel (77), Portugal (76), Espanha (65), Bélgica (62), Suíça (62), Suécia (59), Reino Unido (58) e França (52), por exemplo. Com relação às mortes, o Brasil está em 27º com 1096 a cada milhão de habitantes, situação melhor que todos os países já citados, exceto Israel. A Bélgica tem 1848 mortes por milhão. Reino Unido (1686), EUA (1448), Portugal (1446), Espanha (1362) e França (1231) não são exemplos. Nem mesmo os evoluídos Suécia (1216 mortes por milhão de habitantes) e Suíça (1117) o combate ao coronavírus é mais efetivo que o Brasil.

MA criou 60 cargos de capelão

A Procuradoria-Geral da República precisou mover uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a criação de 60 cargos de capelão de livre nomeação pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), o mesmo que determinou a construção de motéis em presídios do Estado. A medida foi vista por adversários como forma de trazer denominações religiosas, em especial evangélicos, para a base de apoio do governador. Os cargos de Capelão Religioso iriam para PM, Bombeiros, Polícia Civil e Secretarias de Administração Penitenciária e de Segurança Pública. A PGR alega não haver problema na criação dos cargos, mas na forma de preenchimento, que deve ser exclusivamente por concurso público. A ADI também pede que seja concedida uma medida cautelar proibindo nomeações de Flávio Dino, que podem ser feitas a qualquer tempo.

Pernas curtas

Educado, o presidente nacional do DEM, ACM Neto, não chamou João Doria de mentiroso, mas negou que tenha dito ao governador, como este difundiu, que o DEM “não apoia e jamais apoiará Bolsonaro em 2022”.

Destravando

O envio da reforma administrativa à CCJ pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foi elogiado pela deputada Paula Belmonte, que pediu agilidade “para que o país volte a crescer e gerar empregos”.

Doria se isola

Dória tem recebido de Bolsonaro tudo que um opositor precisa. Mas tem pesado a mão e vai acabar isolado, por tentar antecipar demais o marketing eleitoral e chamar para si o papel de salvador da pátria.

Oportunidade

Com iminente retorno ao trabalho na Câmara, deputados têm “colocado para dentro” visitantes, prefeitos e vereadores que não deviam ter acesso liberado por razões óbvias. Em vez de usar a estabilidade no emprego e forçar o cumprimento das regras, os seguranças legislativos dizem amém.

Demonstração

As forças governistas deram uma grande demonstração de força, aprovando o texto-base da autonomia do Banco Central com 339 votos. Do mesmo modo, a oposição mostrou o seu tamanho real: 114 votos.

Endereço

A mudança do Comitê de Imprensa da Câmara é apenas isso, uma “alteração de endereço”. A rigor é assunto irrelevante para a população. Não atenta contra a democracia, nem afeta a liberdade dos jornalistas. Frase "Não há qualquer debate interno sobre o processo eleitoral de 2022” ACM Neto, presidente do DEM, desmente o governador de São Paulo, João Dória

Comentários

Últimas notícias