OPINIÃO

Presidente norte-americano Joe Biden aguarda a presença de Bolsonaro em Washington

Leia a opinião de Cláudio Humberto

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 18/02/2021 às 6:25 | Atualizado em 18/02/2021 às 6:38
NE10
Joe Biden - FOTO: NE10

Encontro

Na reunião virtual com os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores), assessor da Casa Branca para Meio Ambiente, John Kerry, afirmou que o presidente norte-americano Joe Biden aguarda a presença do presidente Jair Bolsonaro em Washington, em 22 de abril, para o evento Earth Summit (Conferência da Terra). A reunião, nesta quarta (17), marcada por muita simpatia, foi considerada também "muito produtiva" e durou cerca de 40 minutos.

Deputado pede AI-5 e ganha ‘amostra grátis’ do STF

A prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), autor de declarações e propostas absurdas, reabre o debate sobre os limites da liberdade de expressão, as garantias do mandato parlamentar e as prerrogativas do Supremo Tribunal Federal (STF), que agora investiga, denuncia e julga, além de invadir competências dos outros poderes. Por ironia do destino, o deputado que prega o retorno do AI-5, ganhou uma "amostra grátis" do que se fazia na vigência do Ato Institucional nº 5, de triste memória.

Pode até livras, mas...

A Câmara não fará do deputado do baixo clero bolsonarista um "baluarte" contra o STF. Silveira não é exatamente o "rei da simpatia" na Casa. Criminalistas apostavam que ministros atacados alegariam suspeição e ministros do STJ seriam convocados para julgar a prisão do deputado. Um advogado ironizou: "o STF realiza o sonho dos que defendem a 'Justiça direta', em que as vítimas julgariam seus supostos algozes". Sentindo-se ofendido, ministro do STF deve processar o autor, como o fez Joaquim Barbosa contra um blogueiro em 2014. Prender é exagero.

Expectativa

Sobre o caso de Daniel Silveira, a ser definido na Câmara, nesta quinta (18), há duas hipóteses: soltura e envio do caso ao conselho de ética ou, menos provável, cassação de deputado sem prestígio entre os colegas.

E amanhã?

A tendência na Câmara é mais pela soltura do que pela manutenção da prisão. Não por apreço a Daniel Silveira, mas porque não faltam deputados lembrando que o preso pode ser qualquer um deles amanhã.

Bola no chão

Líderes do Centrão passaram toda a quarta dedicados a uma "operação panos quentes" em relação ao deputado que ofendeu o STF. Esses políticos veem exagero na atitude do deputado e na reação do STF.

Primeiro passo

A Rio-92, realizada durante o governo de Fernando Collor, foi a primeira conferência de peso de líderes mundiais sobre questões ambientais.

Amor

A reunião teve momentos de descontração, como quando John Kerry contou haver conhecido sua mulher, a moçambicana Tereza, na Rio-92.

Frase

Não elevaremos esse episódio a uma crise institucional" Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco avisa que não vai brigar com o STF por conta da prisão do deputado Daniel Silveira, mas critica a medida 'excessiva'

 

Comentários

Últimas notícias