Opinião

Em pesquisa realizada, 48,5% dos entrevistados acreditam que presos são bem tratados no Brasil

Leia a opinião de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 17/02/2021 às 7:01 | Atualizado em 17/02/2021 às 7:05
PIXABAY
A medida decorre do cenário atual de disseminação do novo coronavírus - FOTO: PIXABAY

Presos são bem tratados

Levantamento exclusivo do Paraná Pesquisa, realizado para o site Diário do Poder e esta coluna, revela que a maior parte dos entrevistados (48,5%) acredita que presos são bem tratados no País. Para 39,1%, presos não são bem tratados e outros 12,4% preferiram não opinar. O Paraná Pesquisa ouviu 2.026 brasileiros de 194 municípios dos 226 estados e do Distrito Federal, entre os dias 8 e 12 de fevereiro deste ano.

Na população entre 35 e 59 anos, chega a mais de 51% a parcela da população que acredita que a população carcerária é bem tratada. Apenas na faixa etária entre 16 e 24 anos a maioria acredita que presos não são bem tratados no Brasil: 46,2% contra 42,2%. Entre entrevistados com escolaridade até o ensino fundamental, apenas 36,2% acreditam que presos são maltratados no país.

Lira e os combustíveis

O presidente da Câmara, Arthur Lira, tem nas mãos a solução que liberta os produtores e os consumidores do domínio das distribuidoras, que acrescentam 16% ao preço final dos combustíveis. Nesta terça (16) um novo aumento, de R$0,38, foi imposto pelas distribuidoras alegando, que ousadia, "adequação" ao ICMS. Para acabar isso, basta Lira colocar na pauta, para votar, projetos engavetados por Rodrigo Maia, cancelando o cartório que dá às atravessadoras a exclusividade na venda aos postos. Só o Congresso pode anular o cartório criado na ANP para distribuidoras. Basta passar na Câmara o projeto de decreto já aprovado no Senado.

Maia impediu a votação do projeto de decreto do então deputado JHC (AL), atual prefeito de Maceió, combatido pelo lobby das distribuidoras. Resoluções da "agência reguladora" ANP, obtidas pelas distribuidoras, proíbem refinarias e usinas de etanol de vender diretamente aos postos. ICMS unificado, proposto pelo governo, não reduzirá o valor na bomba, mas preserva o "lucro" das distribuidoras, que só produzem notas fiscais.

Liberação 

Como aconteceu no Réveillon, as favelas se valeram da proibição do STF para ações policiais e organizaram suas próprias festas de Carnaval sem preocupação com batidas ou mesmo com a proliferação do coronavírus.

Missa no PT

Completa dez anos nesta quarta (17) o início dos protestos da Primavera Árabe, na Líbia, que resultaram na queda e morte do ditador sanguinário e corrupto Muammar Khadafi, a quem Lula chamava de "meu líder".

Dados abertos

O deputado Gustavo Fruet (PDT-PR) apresentou projeto para obrigar Detrans de todo o País a divulgarem quanto arrecadam com taxas por serviços diversos, além dos valores obtidos com as multas.

Covarde

Vítima de perseguição covarde de poderosos bandidos do Piauí, o jornalista Arimatéia Azevedo está ameaçado de morte. Como é comum no Nordeste, espalham que ele "morreu" para testar a reação do povo.

Que país é este?

Os sinais de que o STF pretende ignorar as mais de 3 mil provas e indícios para livrar o ex-presidiário Lula de suas condenações deixaram eufóricos todos os demais ladrões pilhados pela Lava Jato. Que horror.

Dados atrasados

O Senado divulgou pesquisa apontando que 57% dos entrevistados dizem defender a vacinação obrigatória contra o coronavírus. O detalhe é que a pesquisa, agora divulgada, foi realizada em novembro de 2020.

 

Frase

"A nossa expectativa é a partir do mês de março" - Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre o pagamento do novo auxílio emergencial.

 

Comentários

Últimas notícias