Opinião

Abaixo-assinado pelo impeachment de Alexandre de Moraes tem adesão de mais de 2,5 milhões de brasileiros

"O documento que pedia a saída de Dilma, de 2015, levou 6 meses para chegar a 2 milhões de adesões. O de Moraes demorou dois dias". Leia a opinião de Cláudio Humberto

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 18/03/2021 às 10:29 | Atualizado em 18/03/2021 às 13:31
FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL
SEM CRIME Presidente queria saída jurídica para evitar impeachment - FOTO: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

Adesão recorde

Está a caminho de bater recorde em adesões o abaixo-assinado pedindo ao presidente do Senado a instalação de comissão processante para examinar o requerimento de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de autoria do senador Jorge Kajuru (Cidad-GO). Iniciado na segunda (15), o documento já contava nesta quarta (17) com a adesão de mais de 2,5 milhões de brasileiros. O abaixo-assinado pelo impeachment de Dilma, de 2015, levou 6 meses para chegar a 2 milhões de adesões. O de Moraes demorou dois dias. O apoio ao impeachment do ministro, na plataforma Change.org, tem recebido a adesão de partidários do presidente Jair Bolsonaro. Kajuru acusa o ministro de "crime de responsabilidade" na condução do inquérito, em curso há dois anos, contra supostas "fake news". Moraes é acusado de atentar contra a independência e harmonia dos poderes e de "violar imunidades asseguradas a membros do Congresso",

Pressa...

Não se passaram nem 24 horas desde a nomeação para que o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fosse chamado ao Congresso Nacional para "falar sobre a pandemia". Nem na cadeira havia sentado.

Compra de vacinas por empresas

O projeto de lei 948/2021, de autoria do deputado Hildo Rocha (MDB-MA), busca permitir que pessoas jurídicas privadas comprem diretamente de laboratórios as vacinas contra a Covid-19. A autorização se estende apenas a empresas que são importadoras legalmente habilitadas junto à Agência de Vigilância Sanitária e também contempla as vacinas que tenham obtido o registro emergencial ou definitivo na Anvisa. O projeto de lei também permite a compra de vacinas aprovadas por órgãos sanitários estrangeiros "reconhecidos e certificados pela OMS". Caso seja aprovada, a lei também vai permitir as empresas a deduzir do imposto de renda 100% do valor gasto com a aquisição de vacinas.

Quase inédito

Quarto país mais populoso, a Indonésia autorizou empresas privadas a comprar a vacina para imunizar funcionários. É o primeiro do mundo.

Frase

Atinge bens utilizados por todos os setores da economia" Fábio Faria (Comunicações) sobre a redução de 10% no imposto de importação de eletroeletrônicos

Pode ser você

A caçada ideológica a empreendedores no Brasil impede que Ford e Fogo de Chão de demitirem, mesmo pagando todos os direitos, e ainda aplica multas loucas. Alexandre Ostrowiecki, CEO da Multilaser, advertiu: "começa com Fogo de Chão e termina com você e a sua família".

DF nas cabeças

O governo Ibaneis Rocha no DF obteve nota máxima em transparência passiva, quando a informação está disponível sem ser solicitada, e é o 5º geral no ranking da CGU, com nota 9,74. A média nacional foi de 8,8.

Calote

Duas empresas de marketing que fizeram a campanha de Bruno Lamas à prefeitura de Serra (ES) vão à Justiça cobrar a dívida de mais de R$ 400 mil que o PSB do governador Renato Casagrande se nega a pagar.

Demora

O governo incluiu a Eletrobrás e a EBC, dona das TVs públicas, na lista de estatais que serão finalmente privatizadas. A expectativa é concluir todo o processo somente em fevereiro de 2022. Acelera, Brasil.

 

Comentários

Últimas notícias