OPINIÃO

Laboratórios e técnicos se espantaram com a Anvisa criando empecilhos para importar vacinas

"Nem os burocratas da Anvisa sabem explicar exigência de documento que ela própria emite". Confira a opinião de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 25/03/2021 às 6:18
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Anvisa fez exigências novas, como a apresentação do mesmo Licenciamento, que ela própria emite. Também tenta impor suas regras para elaboração de "relatório técnico" da "Anvisa indiana" - FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Exigências da Anvisa

Laboratórios e técnicos do governo se espantaram, esta semana, com a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) criando empecilhos para importar vacinas. O Ministério da Saúde percebeu algo diferente, para pior, ao pedir Licenciamento de Importação da vacina indiana Covaxin. Em resposta, a Anvisa fez exigências novas, como a apresentação do mesmo Licenciamento, que ela própria emite. Também tenta impor suas regras para elaboração de “relatório técnico” da “Anvisa indiana”. Pedir relatório da “Anvisa da Índia” é como exigir da Food and Drug Administration (dos EUA) um modelo de relatório segundo seus padrões. Para obter a licença de importação, o Ministério da Saúde faz o pedido no Sistema de Comércio Exterior (Siscomex), para análise da Anvisa. Anvisa se posiciona no Siscomex, e pode autorizar. Nem os burocratas da Anvisa sabem explicar exigência de documento que ela própria emite. Questionada sobre o processo de liberação da importação de vacinas, a Anvisa não se pronunciou até o fechamento desta edição.

Média diária de quase 500 mil doses

O número de vacinados com ao menos a primeira dose passou o total de casos confirmados no domingo e disparou para superar os 13,4 milhões nessa quarta (24), segundo a plataforma independente vacinabrasil. Fato indiscutível é que o Brasil está confirmando expertise em campanhas de imunização em larga escala. Basta ter as doses. Em menos de 72h foram aplicadas 1,9 milhão de doses e a média diária é cerca de 500 mil. Levando em consideração apenas os dias úteis, descontando sábados e domingos, a média diária de doses aplicadas sobe para 535 mil vacinas.

Proporcional

Para os que gostam de percentuais, estão vacinados 6,4% da população, enquanto são 5,78% os que tiveram a doença e 0,14% que faleceram.

Desinformação

Em sua primeira coletiva após assumir a Saúde, o novo ministro Marcelo Queiroga mostrou estar tão desinformado quanto os que o interpelaram sobre a mudança de regras para registro de óbitos por covid.

Vai dar Brasil

No total, o Brasil já aplicou 17,8 milhões de vacinas, incluindo as 4,5 milhões de pessoas que receberam a segunda dose e estão imunizadas.

Mais rápido

CPF era dado “essencial” que virou “obrigatório”, no registro de óbitos. Ao se digitar o número, seis campos são preenchidos automaticamente, quatro deles obrigatórios. Em vez de retardar, agiliza o preenchimento.

Consentida

A reunião dessa quarta (24) no Alvorada oficializou uma “intervenção branca” do Congresso no comando da guerra à covid. O presidente Jair Bolsonaro percebeu não haver outro caminho, no agravamento da pandemia, senão compartilhar responsabilidades. E avalizou a iniciativa.

Obra do Centrão

A “intervenção branca” do Congresso na luta contra covid foi mais uma contribuição do Centrão à governabilidade. Bolsonaro logo perceberá que o Comitê Anti-Covid reduzirá tensões, dividindo os ônus e o bônus.

Frase

Eu não sou maquiador, eu sou médico” - Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, durante a primeira coletiva após assumir o cargo.

Comentários

Últimas notícias