Opinião

Vacinação contra covid-19 fez cair 41% a média de mortes provocadas pela doença

Ao contrário do que é alardeado sobre uma terceira onda e vacinação parada, o Brasil aplicou nesses 61 dias dois terços dos 68,4 milhões de doses contabilizadas desde o começo da campanha. Leia a opinião de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 01/06/2021 às 8:40
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Vacinação contra a covid-19 - FOTO: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM

Vacinação derruba óbitos

O ritmo acelerado de vacinação contra covid-19 fez cair 41% a média de mortes provocadas pela doença nos últimos dois meses, do pico de 3.125 no início de abril para 1.844 no fim do mês passado. Ao contrário do que é alardeado sobre uma terceira onda e vacinação parada, o Brasil aplicou nesses 61 dias dois terços dos 68,4 milhões de doses contabilizadas desde o começo da campanha. Com relação à média de novos casos, a queda no mesmo período foi de 18%, de 75,1 mil no fim de março para 61,6 mil no fim do mês passado.

Segundo o Worldometer, a queda na média de mortes entre o início e o fim de abril foi de 22,5%, seguida por nova queda, de 23,8% em maio. O Brasil ultrapassou, no último dia de maio, a marca de 46 milhões de pessoas vacinadas, o que equivale a 22% da população brasileira. Em maio, a campanha de vacinação passou a contar com 47,6 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que passou a CoronaVac (47,1 milhões).

Reeleição na CNI rejeitada

Presidente da Federação das Indústrias de Minas (Fiemg), Flavio Roscoe foi à luta e enviou vídeo aos conselheiros e presidentes das demais entidades do setor com fortes críticas à prorrogação do mandato de Robson Andrade à frente da CNI. No primeiro turno, há dias, Andrade obteve 18 em 22 votos. Além de Roscoe, votaram contra as federações dos estados considerados mais industrializados do País: São Paulo (Paulo Skaf) e Rio de Janeiro (Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira). A turma de Andrade ironiza Skaf, que teria alterado o estatuto da Fiesp por quatro vezes para se reeleger, assim como Gouveia Vieira na Firjan. Dentro de três semanas, um segundo turno decidirá a sorte da CNI, quando Robson Andrade poderá confirmar mais um ano de mandato. Robson Andrade havia prometido não tentar reeleição. A rigor, ele não poderia concorrer por não ser delegado de nenhuma das federações.

Maio fechado

A campanha nacional de imunização contra covid-19 fechou o mês de maio com mais de 21 milhões de doses aplicadas nos brasileiros. Foram 882 mil doses, em média, nos dias úteis, e 230 mil, sábados e domingos.

Futebol

Patinando na mesmice, a CPI da covid recorre ao futebol, ameaçando convocar o presidente da CBF como uma "punição", por ser portador do recado da Conmebol para realizar a Copa América no Brasil.

Holofotes

Senadores que concordam em discutir futebol na CPI querem apenas bajular a Poderosa, que perdeu direitos de TV para o SBT, em retribuição aos generosos holofotes que fazem a alegria de suas excelências.

Não faz sentido

O Brasil promove campeonatos estaduais, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, joga nas copas Sul-Americana e Libertadores, promove quatro divisões do Brasileirão... Tudo pode. Copa América, não.

O intocável

Entre o primeiro e o segundo pedido de convocação do governador da Bahia, Rui Costa (PT), na CPI da covid, mais de 500 requerimentos foram apresentados. Até agora, o petista permanece intocável na CPI.

Frase

Aproveitar a crise para preparar o Brasil para o pós-crise" - Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defendendo a aprovação das reformas

Liberdade

Maior das redes sociais, o Facebook se orgulha de haver censurado, incluindo o Instagram, 18 milhões de postagens desde o início da pandemia. Outras 167 milhões ganharam algum tipo de "carimbo".

 

 

Comentários

Últimas notícias