Vacina

Recife e Jaboatão antecipam prazo de aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca contra covid-19 para 60 dias

Na capital pernambucana, aproximadamente 90 mil pessoas já estão aptas a receber a dose de reforço nesse prazo

Douglas Hacknen
Douglas Hacknen
Publicado em 06/07/2021 às 18:27
Notícia
Hélia Scheppa/SEI
AVANÇO Desde janeiro, Estado já recebeu mais de 6,4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 - FOTO: Hélia Scheppa/SEI
Leitura:

Atualizada às 20h40

Para acelerar o processo de vacinação contra a covid-19 na cidade, o Recife decidiu antecipar o prazo de aplicação da segunda dose do imunizante da AstraZeneca/Fiocruz. O anúncio foi feito nesta terça-feira (6). Segundo a prefeitura, 88.069 pessoas já estão aptas a receber a dose de reforço nesse prazo. A cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, adotou a mesma medida.

De acordo com a Fiocruz, a segunda aplicação pode ser administrada em um intervalo de quatro a 12 semanas (entre 30 e 90 dias) após a primeira.

“Vamos acelerar a imunização, quem tomou AstraZeneca vai poder receber a 2ª dose a partir de 60 dias após a 1ª dose. Dessa forma a gente vai conseguir ter mais recifenses com o esquema vacinal completo antes do prazo previsto”, disse o prefeito do Recife, João Campos (PSB).

A aplicação da segunda dose da AstraZeneca no Recife ocorria 90 dias depois da aplicação da primeira. A mudança foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O intervalo máximo entre doses de AstraZeneca continua sendo de até 90 dias, só que agora pode ser reduzido para 60. 

Quem estiver apto a receber a segunda dose do imunizante a partir dos 60 dias receberá uma mensagem de texto ou e-mail com alerta para agendar a dose pelo site ou aplicativo do Conecta Recife. O agendamento já estará aberto 21 dias antes da data que marca os sessenta dias da aplicação da primeira dose, permitindo que os munícipes possam escolher datas e locais com antecedência e tranquilidade. A antecipação está condicionada à disponibilidade do imunizante no estoque da prefeitura. 

“Tomar essa decisão foi a forma que encontramos para dar agilidade ao processo de vacinação na nossa cidade. Queremos o maior número de pessoas com o esquema vacinal completo o mais rápido possível e de forma segura”, afirmou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Para receber a dose de reforço, é preciso realizar o agendamento através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. No dia escolhido para a vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacina.

Jaboatão dos Guararapes

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes vai fazer dois mutirões, nos dias 17 e 24 de julho, das 8h às 13h, para antecipar a aplicação da segunda dose da AstraZeneca. 

 

Comentários

Últimas notícias