Opinião

De acordo com pesquisa, 52% dos brasileiros avaliam o Governo Bolsonaro como "ruim" ou "péssimo"

O desempenho do Legislativo também teve alta avaliação negativa na pesquisa. Leia os destaques de Cláudio Humberto nesta sexta-feira (9)

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 09/07/2021 às 7:00 | Atualizado em 09/07/2021 às 7:03
PAULO PINTO / AFP
Manifestantes protestam contra Jair Bolsonaro em São Paulo - FOTO: PAULO PINTO / AFP

Avaliação do Congresso

A percepção do eleitor em relação ao Congresso Nacional é péssima, segundo revela a pesquisa XP/Ipespe divulgada nessa quinta (8): 49% avaliam o desempenho do Legislativo como "ruim" ou "péssimo" e só 9% acreditam que o trabalho da Câmara e do Senado é "bom" ou "ótimo". O governo Bolsonaro tem alta avaliação igualmente negativa (52%), diz a pesquisa, mas o índice positivo do Executivo federal é de 25%. Há tendência de crescimento da avaliação negativa tanto do governo quanto do Congresso, diz a pesquisa pilotada por Antonio Lavareda. A maior parte dos entrevistados (53%) acredita que o desempenho do Legislativo vai permanecer o mesmo nos próximos meses. Os prefeitos têm os melhores índices da pesquisa: para 46%, a gestão municipal foi ótima ou boa. Afinal, as prefeituras é que aplicam vacinas. A XP/Ipespe realizou 1.000 entrevistas, em todo o País, entre 5 e 7 de julho. A margem de erro e de 3,2 pontos percentuais.

Os dois suplentes enrolados

Amigos do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) estão preocupados com sua pregação, na CPI da covid, para investigar suspeitas de corrupção nos Estados. É que ele correria o risco de saia justa: seus suplentes andam enrolados na Justiça. Um deles, André Felipe Oliveira Silva, foi preso pela Polícia Federal em maio de 2020, acusado de vender gato por lebre para o governo do Pará: 152 respiradores defeituosos e até com falta de peças. À época, o senador tucano não comentou o caso. A pregação do senador Izalci tem a ver com sua campanha, já estruturada e em curso, ao governo do Distrito Federal. A Justiça bloqueou R$25,2 milhões da SKN do Brasil Importação e Exportação, pela qual o suplente de Izaci atuou como representante. Na semana em que André Felipe foi preso, o 1º suplente Luiz Belmonte foi alvo da PF por suposto financiamento de grupos "antidemocráticos".

Pule de 10 

Candidatíssima ao Senado em 2022 pelo Mato Grosso do Sul, a ministra Tereza Cristina (Agricultura) conta com o apoio e os muitos votos do agronegócio. Se for eleita e Bolsonaro também, voltará ao ministério.

Sobrou para... 

Ao explicar declarações consideradas "levianas e irresponsáveis" pelas Forças Armadas, Omar Aziz deu uma alfinetada no presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, cobrando dele reação à "tentativa de intimidação".

Ninho 

Ao exigir uma mudança no discurso do ex-diretor de Logística Roberto Dias, acusado de pedir propina, a senadora Eliziane Gama disse que o governo o demitiu e o "jogou às cobras". Referia-se à CPI?

No horizonte

O secretário da Receita, José Tostes, afirmou que será necessário rever as regras do Simples Nacional e do Microempreendedor Individual (MEI), após apresentação do projeto de reforma do Imposto de Renda.

Contra reforma

A Fecomercio-SP anunciou que é contra a segunda fase da Reforma Tributária, que aumentará encargos de pessoas físicas e empresas e já enviou o posicionamento aos líderes partidários do Congresso.

História

O primeiro semestre de 2021 registrou a menor diferença entre óbitos (956 mil) e nascimentos (1,32 milhão) da História, segundo os cartórios. "É o menor crescimento vegetativo da população em um semestre no País", diz a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais.

Frase

"É hora de pensar com carinho na volta as aulas". Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), comemorando o avanço da vacinação.

 

Comentários

Últimas notícias