Governadores otimistas
Os líderes do Fórum de Governadores, como Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, estão otimistas quanto à reunião que solicitaram ao presidente Jair Bolsonaro para discutir vários temas, como a crise institucional com o Supremo Tribunal Federal (STF). Ao menos o presidente não ofereceu qualquer resistência ao encontro, muito embora não o tenha confirmado. O problema é definir os governadores que estariam presentes, cinco ou seis, sem o risco de a reunião acabar mal. Reunidos em Brasília, governadores tiveram a sensatez de não aprovar qualquer nota destinada a hostilizar ou isolar politicamente o presidente. Durante o encontro, não prevaleceu o discurso comum a governadores de oposição com acusações contra o presidente. Governadores do PT sabem: "fechar" ou "extinguir" o STF era pregação do partido, em 2016. Sem qualquer acusação de "ato antidemocrático". O ex-presidente do PT Rui Falcão e o ex-deputado Wadih Damus (RJ), ex-presidente da OAB, atacaram e até pediram o fechamento do STF.
3ª via erra atacando Bolsonaro
É um erro primário e fatal da "terceira via" fazer do presidente Jair Bolsonaro alvo de ataque, poupando e favorecendo o crescimento de Lula. Esta é a avaliação do cientista político Paulo Kramer, para quem o crescimento do petista alertará os eleitores arrependidos de Bolsonaro e ajudará sua reeleição, como única maneira de impedir a volta de Lula ao poder. Ele acha que políticos da terceira via podem tirar "notas melhores" que Bolsonaro, mas no teste de anti-lulopetismo não tem para ninguém. De acordo com Kramer, "a grande parcela do eleitorado que repudia o lulopetismo acabará sem alternativa, além de reeleger o presidente". Bolsonaristas arrependidos, que odeiam Lula, poderão "tampar narizes, engolir em seco e reeleger o presidente" para impedir a volta do petista. Ele ironiza a 3ª via, que deve se arrepender de "brincar de carbonários sem risco, de Marcito sem AI-5 e de guerrilheiros sem DOI-Codi".
Da política
Há a impressão, em Brasília, de que o pedido de impeachment assinado por Bolsonaro foi decisivo no arquivamento da acusação sem pé e nem cabeça de senadores de oposição contra o procurador-geral Augusto Aras. A avaliação é de que, sem o tal impeachment, Aras estaria no sal.
Senador Efraim
O deputado Efraim Filho (DEM-PB), um dos mais atuantes na Câmara, fez ontem o lançamento formal de sua candidatura ao Senado, em 2022, com apoio expressivo, inclusive do senador Veneziano do Rêgo.
Fundamental
O grupo de trabalho da Câmara que analisa o novo Código de Processo Penal se reúne nesta terça (24) para analisar emendas apresentadas pelos deputados. O código de processo penal em vigor é de 1941.
Livre expressão
O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) critica abusos do STF contra a liberdade de expressão, que a Constituição garante aos brasileiros. Parlamentares, então, "não podem sofrer retaliação por suas opiniões", diz, referindo-se àqueles que até têm sido presos por "crime" de opinião.
Ótimas notícias
O Brasil tem motivos para comemorar: além de já haver disponibilizado um total suficiente para aplicar uma vacina por habitante, mais de 78% de toda a população adulta já recebeu ao menos uma dose.
Processo
O Conselho de Ética da Câmara discute nesta terça (24) representações contra o líder do governo, Ricardo Barros (PP-PR), e contra Luis Miranda (DEM-DF), enrolado em confusas denúncias na compra de vacinas.
Frase
Está claro que ele cometeu um crime" - Ex-senador Arthur Virgílio (PSDB) acusando Omar Aziz de vazar dados sigilosos da CPI
Comentários