Opinião

No Brasil, 61,8% de toda a população iniciou o esquema vacinal

Confira os destaques de Cláudio Humberto para esta quarta-feira (25)

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 25/08/2021 às 6:31 | Atualizado em 25/08/2021 às 7:09
MYKE SENA/MS
PRESSÃO Medida tem o objetivo de fechar o cerco aos não vacinados - FOTO: MYKE SENA/MS

Agosto é o melhor mês

Para o terror do coronavírus e dos coronalovers, a imunização no Brasil segue a passos largos, batendo marcas importantes e se refletindo nos números da pandemia no nosso país. Temos hoje mais de 130 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose ou dose única, o equivalente a 61,8% de toda a população, segundo o vacinabrasil.org. Consequência direta é a queda nas mortes para o menor patamar desde 6 de janeiro. Segundo o painel de monitoramento do Conass, as mortes por covid no Brasil vêm caindo há 10 semanas consecutivas, graças à vacinação. Agosto ainda não acabou, mas já são 40 milhões de doses aplicadas e, nesse ritmo, deve ser o primeiro mês a superar a marca das 50 milhões. Depois de ultrapassar os EUA no percentual da população vacinada, o Brasil deve ultrapassar também a União Europeia até o fim da semana.

João Doria irrita Tasso

O ansioso governador de São Paulo, João Doria (PSDB), conseguiu irritar mais um tucano, em seu projeto presidencial para 2022. E não foi qualquer tucano. Mesmo informado de que o senador Tasso Jereissati (CE) havia desmentido sua suposta "desistência" de disputar as prévias do PSDB para a escolha do candidato do partido, Doria aproveitou uma entrevista para divulgar uma decisão que na verdade não havia. A afobação de Doria irritou o veterano senador cearense, um dos fundadores do PSDB e respeitada liderança nacional do partido. Coube ao ex-senador Aloysio Nunes informar o governador que Tasso desmentira a desistência. Ainda assim, Doria a divulgou. Jereissati se viu obrigado e reiterar o desmentido e desautorizar o governador de São Paulo como seu "porta voz". Ao desautorizar Doria, o senador avisou que "no dia em que eu tiver, se tiver de fazer algum anúncio, eu mesmo farei."

STF sinaliza

As decisões dos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, do STF, arquivando iniciativas contra Augusto Aras, deram "moral" ao procurador geral, na sabatina dessa terça (24), e mostraram que não há, na corte, aquele "sangue nos olhos" contra processos de interesse do governo.

Gol de placa

O presidente da Câmara, Arthur Lira, marcou gol de bicicleta, em evento da XP, quando desmentiu todas as fantasias e "apreensões" do chamado "mercado" e fez um apelo para que essa gente especule menos.

Estranho

Coincidência ou não, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Eros Grau lança nesta quinta (26) seu mais novo livro. Em tempos de birra entre Poderes, o título é sugestivo: "Por que tenho medo de juízes".

Pontos de vista

A CPI mostrou um vídeo do presidente criticando a pressa e pressão de Doria para comprar a Coronavac e dizendo que o governo compraria todas as vacinas aprovadas pela Anvisa. Oposição focou nas críticas à pressa e aliados na confirmação de comprar qualquer vacina aprovada.

Ao batente

A ministra Cristina Peduzzi, presidente Tribunal Superior do Trabalho, e o corregedor geral da Justiça do Trabalho assinaram ato conjunto determinando uma fase intermediária de retomada do regime presencial.

Custou caro 

Completam-se 60 anos, neste dia 25 de agosto, da renúncia do então presidente Jânio Quadros, tresloucado gesto que meteu o Brasil na confusão da qual não conseguimos sair direito até hoje.

Frase

"Este procurador não é procurador da oposição, não" - Augusto Aras, que foi aprovado de goleada (21x6 votos) na CCJ do Senado.

 

Comentários

Últimas notícias