Opinião

Rodrigo Maia virou piada ao tornar-se secretário de Projetos Especiais do governo de João Doria

Ao trocar o ostracismo pela boquinha paulista, Maia sinaliza que não vai mais disputar eleição, após os raquíticos 74 mil votos obtidos em 2018. Leia os destaques de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 20/08/2021 às 6:32
NAJARA ARAÚJO/CÂMARA DOS DEPUTADOS
Rodrigo Maia (DEM-RJ) - FOTO: NAJARA ARAÚJO/CÂMARA DOS DEPUTADOS

Maia troca o RJ por SP

O ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia virou piada, nas rodas políticas de São Paulo, ao virar secretário de Projetos Especiais do governo de João Doria (PSDB). Todos duvidam que ele conheça ou tenha ouvido falar no Parque da Água Branca, por exemplo, que está na lista das concessões a serem confiadas a sua secretaria. Mas nada se assemelha à situação constrangedora de um deputado abandonar o Estado que o elegeu, apesar de sua votação modesta, para servir a outro Estado. Na Câmara, sobram críticas. Há deputados que acham ser o caso de perda de mandato de quem é eleito por um Estado e trabalha para outro. O presidente Câmara, Arthur Lira, sempre achou absurda a ideia de um detentor de mandado eletivo trabalhar por outra unidade da federação.

Vacinação no Brasil acelera

O Plano Nacional de Imunização (PNI) continua dando show e levou a média diária de doses aplicadas a mais de 1,9 milhão, segundo o Our World in Data. Mantida a média, o Brasil chegará hoje aos 60% da população geral vacinada, ultrapassando os Estados Unidos, que estagnaram e têm visto novo avanço da pandemia no país. Os meses de julho e, principalmente, agosto, deram exemplo do poder de vacinação no Brasil. Em 50 dias foram mais de 72 milhões de doses. Depois de passar os EUA no percentual da população vacinada, o Brasil mira agora a própria União Europeia (62,8%) e a Alemanha (63,2%).

Ato indecente

É literalmente indecente a designação do deputado Fernando Cury (Cidadania) para o Conselho da Criança do Adolescente, da Secretaria de Desenvolvimento Social do governo de São Paulo, quando ainda está afastado por assediar sexualmente a colega Isa Penna (Psol).

Para quê?

O governo Bolsonaro frequentemente dispensa oposição. A declaração desastrosa do ministro Milton Ribeiro (Educação) sobre crianças especiais é um convite para que suas famílias fiquem contra o governo.

Covid mingua

O Brasil supera 60% da população com ao menos uma dose, derrubando os casos de covid. Somente Acre, Pará, Piauí, Tocantins, Maranhão, Alagoas, Amapá e Roraima têm menos de 50% da população vacinada.

Dá em nada

Presidente do PTB-SP, Otávio Fakhoury denunciou o STF à Corte Interamericana de Direitos Humanos pela prisão de Roberto Jefferson. Segundo ele, opinião não é crime. "Isso é censura, é cercear a liberdade"

Pode escrever

O aumento da produção de cana nunca justificou eventual queda no preço do etanol. Agora, sem que a venda direta tenha sido implantada, a queda de 9,5% estimada pela Conab será usada para explicar a alta.

Não cessam 

Apesar da pandemia e do trabalho remoto, a Câmara dos Deputados gastou R$ 18,94 milhões em contratos firmados por meio de convites, dispensa ou inexigibilidade de licitação entre janeiro e julho deste ano.

Frase

"Todos sabemos que não foi só comigo que ele cometeu assédio" - Deputada estadual Isa Penna (Psol) sobre Fernando Cury (Cid), premiado com um cargo

 

Comentários

Últimas notícias