Coluna Cláudio Humberto

Riscos eram só fofoca e desoneração da folha de pagamento está garantida

O presidente da Câmara, Arthur Lira, devolveu tranquilidade aos 17 setores da economia beneficiados pela medida

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 24/12/2021 às 7:40
CÂMARA FEDERAL
O presidente da Câmara, Arthur Lira - FOTO: CÂMARA FEDERAL

A folga de Jair Bolsonaro no litoral paulista fez acumular leis a serem sancionadas, como a que autoriza os postos a comprarem etanol diretamente dos produtores, e até mesmo o Orçamento de 2022. E abriu espaço para a fofoca, nessa quinta (23), de que não seria possível prorrogar a desoneração da folha de pagamento. Mas o presidente da Câmara, Arthur Lira, devolveu tranquilidade aos 17 setores da economia beneficiados pela medida: a desoneração está garantida. O líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), também garantiu que a lei será sancionada pelo presidente e cumprida. Lira atribuiu a fofoca a especulações da Economia, sempre resistente à ideia da desoneração fora do projeto de reforma tributária. A desoneração da folha dos setores que geram 6 milhões de empregos passou na Câmara e Senado, após mobilização do setor produtivo. O projeto da Câmara enfrentou discussões e o crivo do Ministério da Economia e dos parlamentares, mas foi aprovada a tempo.

Brasil top 5 nas doses de reforço

O Brasil iniciou em 2 de setembro a aplicação de doses de reforço; as terceiras doses (CoronaVac,
AstraZeneca e Pfizer) e segundas doses (Janssen). Desde então foram aplicadas cerca de 24,5 milhões dessas vacinas em todo o País. Sem incluir a China, cujos dados não são oficiais, o Brasil só aplicou menos reforços que EUA, Reino Unido e Alemanha. E começou a aplicação quase um mês após todos eles. Grande produtor de vacina e o País que mais aplicou reforço até agora, os Estados Unidos levaram 83 dias para aplicar 24,5 milhões de doses. São 166 milhões de habitantes no Brasil (77,8% da população geral) com ao menos uma dose de vacina contra a covid-19 no braço. Quase 143 milhões de brasileiros (67% do total) estão com o ciclo vacinal completo, com ao menos duas doses.

Senado devagar

Fernando Bezerra (MDB-PE) já entregou o cargo de líder do governo no Senado, após sua derrota
humilhante na disputa para ser ministro do TCU, mas ainda é oficialmente líder, segundo o site do Senado.

Discrição

Senadores mais próximos ao Palácio do Planalto defendem a indicação para líder de Bolsonaro no
Senado de um parlamentar "mais discreto" e sem "rabo de palha". Leia-se: que não frequente as páginas
policiais.

Só para lembrar

Não é piada: o artigo 231 do estatuto do Partido dos Trabalhadores (PT) prevê a expulsão dos quadros de
qualquer filiado, por exemplo, pela "inobservância" de princípios éticos e de disciplina. Hahaha!

É ilegal

De acordo com o advogado Adriano Custodio Bezerra, o "overbooking", quando companhias aéreas vendem mais passagens do que assentos disponíveis, é uma prática "comum, abominável e ilegal".

Constitucionais

O artigo 57 da Constituição determina que as férias de verão dos parlamentares devem começar em 22 de dezembro, todos os anos, e acabar só em fevereiro. Trabalhar até dia 21 é evento raríssimo.

Feliz Natal

A equipe da coluna agradece e retribui os votos de Feliz Natal e também a parceria das fontes e dos
leitores, que representarem a razão do nosso trabalho.

Frase

"Especulação" - Presidente da Câmara, Arthur Lira, sobre as fofocas de que a desoneração em folha, mesmo aprovada no Congresso, não seria sancionada

Comentários

Últimas notícias