Combustível
Senado aprova MP que autoriza compra de etanol diretamente de produtor
Como foi alterado, o texto dependerá de sanção do presidente Jair Bolsonaro
O Senado aprovou uma medida provisória que autoriza postos de combustíveis a comprarem etanol hidratado diretamente de produtores ou importadores, sem a necessidade de passar por distribuidoras. Como foi alterado, o texto dependerá de sanção do presidente Jair Bolsonaro.
- Combustível continua aumentando a inflação em novembro, como mostra o IPCA-15
- Armando Monteiro defende investimento na Refinaria Abreu e Lima para aproveitar ''janela'' restante ao combustível fóssil
- Consumidores poderão trocar recicláveis por desconto em combustível
- Nova política de combustível precisa ser aprovada em 2021, diz relator de projeto
Originalmente, a medida assinada por Bolsonaro também permitia que postos passassem a vender combustíveis de outras marcas, diferentes de suas bandeiras, desde que devidamente informado ao consumidor. A chamada "bomba branca", no entanto, foi retirada durante a votação na Câmara.
Promessa do presidente Jair Bolsonaro, a venda direta de etanol das usinas para os postos de combustíveis vinha sendo estudada desde 2019. A intenção do governo é aumentar a competição no setor. Os distribuidores poderão continuar atuando, porém o posto poderá optar pela compra direta dos produtores nacionais - maiores fornecedores - ou do importador.