Coluna Cláudio Humberto

Nova pesquisa pode indicar 'o menos ruim' na terceira via

"Viúvas" da candidatura de Eduardo Leite voltaram a pressionar os dirigentes do PSDB a entronizar o ex-governador gaúcho na disputa. O problema agora seria obter a desistência de Simone Tebet (MDB)

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 24/05/2022 às 9:30 | Atualizado em 24/05/2022 às 9:31
JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO
Simone Tebet (MDB) - FOTO: JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO

Após o anúncio da desistência do pré-candidato João Doria, "viúvas" da candidatura de Eduardo Leite voltaram a pressionar os dirigentes do partido a entronizar o ex-governador gaúcho na disputa para presidente, em outubro. O problema agora seria obter a desistência de Simone Tebet (MDB), e a senadora não parece disposta a isso. A menos que os claudicantes dirigentes partidários optem por uma nova pesquisa para indicar, entre Leite e Tebet, qual o candidato menos ruim para a disputa. Apesar do anúncio emocionado da desistência, Doria ainda alimenta a esperança de ser reconvocado pelo partido que o traiu. Sem chances. Mais experiente que os presidentes do MDB e PSDB, Roberto Freire (Cidadania) defende a retomada de negociações com outros partidos. Para Freire, é preciso voltar a conversar com o União Brasil, presidido por Luciano Bivar (PE), e o Podemos do senador Álvaro Dias (PR).

Senado pede ideias

Apenas 215 das 1.646 sugestões ou "Ideias Legislativas", criadas no site e-Cidadania do Senado, obtiveram as 20 mil assinaturas para serem analisadas pela Comissão de Direitos Humanos, como prevê a lei. Dessas 215, exatas 110 cumpriram a exigência, mas não viraram projeto, demonstrando que o espaço para "Ideias Legislativas" no Senado é só uma jogada de marketing. Outras sugestões têm apoio, com análise prevista no regimento do Senado, mas estão na gaveta desde 2016. Atraiu apoio de 93.117 brasileiros, mas foi para a gaveta, a ideia de afastar do serviço público político condenado a mais de 1 ano de cadeia. A ideia de extinguir a estabilidade no serviço público (Sugestão Nº 5 de 2020) obteve 28.382 apoios, mas desde março de 2020 está na gaveta. Apenas 37 das 215 ideias com o apoio mínimo se tornaram projeto de lei ou proposta de emenda à Constituição, no Senado, desde 2015.

Tristeza

Sobre a desistência de João Doria, o empresário Luciano Hang não tem dúvida: "o povo enxerga o teatro que políticos fizeram na pandemia, tentando crescer em cima de algo tão triste".

Êxtase

O suplente de senador José Aníbal (PSDB-SP), que não parece ser dado a sorrisos, "gargalhava por dentro", como se diz em política, ao comentar ontem a desistência do ex-governador João Doria, de quem é inimigo.

Adeus

Marcelo Ramos (AM) trocou o PL pelo PSD, mas queria se manter no cargo que pertence a seu antigo partido, na Câmara. Foi destituído até com aval do STF, mas agora chama a decisão de "antidemocrática".

Acovardado

É ridícula a "multa" de apenas 30 mil dólares pelos atos de racismo de torcedores argentinos do Boca Juniors contra brasileiros do Corinthians. Não é "punição", é até um estímulo, sob o silêncio acovardado do Brasil.

Cúmulo

Evento de governos e bilionários, o Fórum Econômico Mundial, na Suíça, inaugura nesta terçam (24) o "Salão da Igualdade", patrocinado por Citi, NBC, JPMorgan etc., com o slogan "O lugar para líderes conscientes".

Aviso

"Se nós começarmos a exigir da política, de todos os ocupantes de mandato, comunicações politicamente corretas, nós estamos rompendo com o ideal da liberdade de expressão", avisou o PGR Augusto Aras.

Frase

"Onde não há liberdade de expressão não tem democracia". Augusto Aras, procurador-geral da República, sobre os tempos estranhos no Brasil

Comentários

Últimas notícias