COLUNA DE CLÁUDIO HUMBERTO

Petistas se articulam por cargos, até no Supremo

Confira os destaques da coluna

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 30/09/2022 às 6:00
RICARDO STUCKERT
24.09.2022 – Lula, Alckmin, Haddad e Márcio França, da Coligação Brasil da Esperança, participam de ato público no Grajaú, zona sul da capital paulista. Foto: Ricardo Stuckert - FOTO: RICARDO STUCKERT
Leitura:

Políticos petistas, sobretudo que viraram personagens nas investigações da Lava Jato, já se articulam para retomar posições e fazer indicações em eventual governo Lula, inclusive para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Caso do ex-deputado João Paulo Cunha, que presidiu a Câmara e foi condenado a 6 anos e 4 meses de prisão por corrupção passiva e peculato, até ser perdoado pelos ministros dos quais pretende ser colega. Ter sido preso pela Lava Jato virou “currículo” no PT. João Paulo Cunha hoje chefia um bem-sucedido escritório de advocacia em Brasília, pelo qual optou apesar da pressão para tentar um mandato. Outro da “velha guarda” do lulismo com expectativa de poder, José Dirceu também se estabeleceu em Brasília há meses, em um escritório. Dirceu tenta que a OB-SP devolva sua carteirinha de advogado. Ele não entende como Roberto Jefferson já recebeu a sua e ele não. Outro personagem que busca lugar ao sol petista é Nicolau Dino. Quer a PGR. Mas no PT não esquecem que ele coordenou a Lava Jato no STJ.

Não tem vice no Tocantins, mas tem seus aspones

Sem vice-governador desde outubro de 2021, com o afastamento do governador Mauro Carlesse (Agir) por corrupção, o Tocantins mantém Gabinete do Vice-Governador como se houvesse alguém na função. O ex-vice Wanderlei Barbosa (Republicanos), virou governador e agora é candidato à reeleição e usa a máquina como gente grande. Até aumentou o número de aspones na vice-governadoria, na cara dura. Após assumir o cargo de governador, o ex-vice não só manteve seus onze assessores como nomeou outros. Agora são treze. Somente esses cabides de empregos custam R$55 mil mensais aos pagadores de impostos do Tocantins, sem contar os encargos. Rivais de Wanderlei Barbosa, alvo de suspeitas como o antecessor, garantem que os aspones da Vice são na verdade seus cabos eleitorais.

Manobra repetitiva

Colecionando derrotas pelo controle da Paper Excellence, inclusive na Justiça, a J&F dos irmãos Joesley e Wesley Batista segue a estratégia de processar árbitros e executivos rivais para tentar transformar derrota em algum acordo. Acabaram tomando bronca até do Ministério Público.

CAC não tem lado

A decisão juvenil do TSE contra CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador) foi obra do PT et caterva e alegremente acatada. Ignorando que o único caso recente de crime de um CAC, o criminoso tinha a foto de Lula tatuada no braço. Matou a ex e filho, que batizou de Luiz Inácio.

Racismo verde

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), queixou-se de afirmações de cunho racial do candidato do PV-PT. O branquelo Leandro Grass questionou a cor da pele de Ibaneis, que denunciou seu “racismo verde”.

Astronauta decolou

É novo fenômeno eleitoral em São Paulo o Astronauta Marcos Pontes (PL). Subiu em flecha e empatou com Márcio França (PSD), que se excedeu pedindo votos para o PT em um Estado antipetista. Segundo o Paraná Pesquisas (TSE nº SP-01189/2022), ele já lidera na espontânea.

Moro acertou a mão

Após muitos erros de principiante, Sérgio Moro acertou declarando apoio a Bolsonaro. O Paraná, de maioria bolsonarista, fez dele o novo líder para o Senado. É o que revela o Paraná Pesquisas (TSE PR-04147/22).

Anti-candidaturas

Ciro Gomes não é o único que sofre pressões para desistir. Janaína Paschoal foi ao Twitter avisar que a pressão para desistir da candidatura ao Senado, inclusive contra familiares, passou “de todos os limites”.

Brasil porto seguro

Após os 279 mil empregos criados em agosto, o ministro Adolfo Sachsida (Minas e Energia) lembrou que alerta desde 2021 que o investimento privado e o emprego iriam comandar o crescimento este ano.

Interesse diminuído

Além de futebol e celebridades, o tema “votação” apareceu pela primeira vez esta semana entre os 10 assuntos mais buscados da internet, dizem dados do Google Trends. Era “votação da Fazenda”, o reality da Record.

Pergunta no calendário

Existe dia de passear com fuzil?

Comentários

Últimas notícias