UOL - O melhor conteúdo
REGULAÇÃO

Só STF participa de fórum sobre controle de mídias

Apesar de ter o antigo sonho de regular a mídia, Lula não vai ao evento

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 23/02/2023 às 7:00
NELSON JR./STF
Decisão foi tomada na última sexta-feira (17), com base no artigo 40 da Lei de Execuções Fiscais - FOTO: NELSON JR./STF

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, é o único membro da Justiça na lista de 71 participantes do fórum da Unesco sobre “regulação”, interpretada como tentativa de controle ou censura à mídia e às redes sociais. Não há outro juiz de corte superior de qualquer país no evento. Democracias consolidadas, como Estados Unidos, consideram escandalosa a exposição midiática de magistrados. Além de Barroso, só políticos e personalidades da esquerda, como Lula, foram convidados.

Nem o Lula vai

Apesar de ter o antigo sonho de regular a mídia, Lula não vai ao evento. Mandou carta cobrando os “atores que controlam as plataformas”.

Elo com o calote

Um dos palestrantes é Nizar Yaiche, da PwC, auditora das Americanas acusada de esconder a fraude bilionária que fez milhares de vítimas.

Jair foi o alvo

Em 2022, Barroso esteve no evento patrocinado em Boston por Jorge Paulo Lemann, aquele das Americanas, onde Bolsonaro era o alvo.

La vie em rose

O evento para esquerdistas discutirem controle das mídias termina nesta quinta (23). Depois, três dias de folga em Paris. Ninguém é de ferro.

Vacinação do governo Lula contra covid é pífia

Entre 1º de janeiro de 15 de fevereiro, o terceiro governo Lula vacinou, em média, apenas 88 mil brasileiros por dia com doses de vacinas contra a Covid-19. No total, petistas, que construíram sua campanha contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o pilar da “irresponsabilidade” no quesito vacinação, não aumentaram o número de doses aplicadas e nem sequer conseguiram entregar novas vacinas aos profissionais de saúde.

Resultado Lula

No melhor dia da vacinação contra a covid no governo Lula, até agora, pouco mais de 275 mil doses foram aplicadas nos braços dos brasileiros.

Resultado Bolsonaro

No melhor dia de dezembro, o último mês do governo Jair Bolsonaro (PL), profissionais de saúde brasileiros aplicaram 520 mil doses em 24h.

Queda absoluta

Segundo dados do Our World in Data, a média de vacinas aplicadas no Brasil entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023 caiu 81%.

Lira acomoda

O presidente da Câmara, Arthur Lira, cedeu ao veto do PT e impediu que o PL obtivesse vice-presidência e a Comissão de Constituição e Justiça, apesar de ter a maior bancada. Ofereceu ao partido a presidência da Comissão Mista de Orçamento, a ser entregue a Luiz Carlos Motta (SP).

Apelo à censura

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) voltou a denunciar mais uma proposta do ministro da Justiça de Lula (PT), Flávio Dino, de “regular” as redes sociais: “Não desistem da censura!”.

Contra ódio (dos outros)

O deputado Sanderson (PL-RS) denunciou a hipocrisia do grupo criado por Lula para combater o “discurso de ódio”, mas só dos outros: “figuras conhecidas justamente por seus discursos de ódio e radicalismo político”.

Côrtes segue líder

O ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, deputado pelo PL-SP, não vê movimentação para destituir da liderança do PL Altineu Cortês (RJ), ex-petista ligado ao presidente do partido, Valdemar Costa Neto.

Adivinha quem paga?

O PL vai receber quase R$206 milhões do fundo partidário, em 2023. É o maior beneficiado. Comparando ao fundão eleitoral de 2022, é menos do que recebeu o 13º mais beneficiado, o Podemos (R$213 milhões).

Atenção chama atenção

Agência do governo da China, a Xinhua News deu destaque à matéria da americana CNN, esta semana, denunciando o código tributário dos EUA,
“criador de disparidades entre lares afro-americanos e brancos”.

Após o auge

A média de vacinação contra a covid caiu para apenas 505 mil doses aplicadas por dia, em todo o mundo. O número chegou a mais de 2,5 milhões de doses diárias, há um ano.

Droga é veneno

O jornal Financial Times publicou estudo que revela que pela primeira vez o “envenenamento” (overdose) é a principal causa de mortes até os 44 anos, nos Estados Unidos. São quase 50 mil óbitos por ano.

Comentários

Últimas notícias