O Procon Recife divulgou dados de uma pesquisa comparativa de preços feita nos dias 04 e 05 deste mês, comparando os valores de 21 produtos em lojas de departamentos e de eletrodomésticos e ainda sete serviços de estética masculina em 11 barbearias localizadas no Recife.
A ação contemplou intes divididos nos segmentos de produtos para casa, tecnologia, cuidados pessoais e embelezamento masculino. Os preços foram coletados presencialmente, observando as gôndolas dos estabelecimentos, e por telefone.
A pesquisa detectou diferença de preço de 46,17% na máquina de cabelo Mondial para um mesmo produto. A TV Samsung Smart 55" 4K que custava R$ 4.999,00 em um estabelecimento, foi encontrada por R$ 3.199,00 em outro. Com relação aos serviços, tratamento capilar, pigmentação de barba e sobrancelha masculina, foram registradas diferenças de até 400% no valor. O corte de cabelo mas barato encontrado custava R$ 30, e R$ 70 o mais caro. Já a pigmentação de barba variou entre R$ 10 e R$ 100.
Ana Paula Jardim, presidente do Procon Recife, disse que o objetivo foi mostrar a importância da pesquisa de preços que deve ser feita também pelo consumidor. “O propósito da pesquisa é encaminhar as referências de preços de produtos a partir dos resultados obtidos, oferecendo um comparativo detalhado entre os estabelecimentos”, explicou.
A pesquisa completa pode ser conferida no link: https://www2.recife.pe.gov.br/sites/default/files/pesquisa_prea_o_-_dia_dos_pais.pdf
Dicas ao consumidor
O Procon Recife orienta que é importante buscar informações sobre o fabricante do produto que será comprado. Questões como a qualidade do serviço de atendimento ao cliente, a rede de assistência técnica autorizada, a existência de reclamações registradas nos Procons (se são atendidas ou não) devem ser consideradas na hora da escolha.
Na compra de qualquer produto, a nota ou cupom fiscal deve ser entregue ao consumidor. Produtos como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, itens de tecnologia, tablets e smartphones devem vir com manual de instruções e termos de garantia que devem estar em língua portuguesa, mesmo que o produto seja importado.
Caso o produto apresente algum problema de fabricação, os prazos para reclamar junto ao fornecedor são 30 dias no caso de produtos não duráveis (como, alimentos, flores etc.) e 90 dias no caso de produtos duráveis (eletrodomésticos, roupas, carros, por exemplo). Reclamações podem ser feitas através do email procon@recife.pe.gov.br ou pelas redes sociais do órgão.
- RioMar com diversas opções de presentes para o Dia dos Pais
- Dia dos Pais no Recife terá Frevioca circulando pelas ruas
- Dia dos Pais: Veja como ganhar ingresso para assistir "Rei Leão" no Planeta Drive In Recife
- Como garantir o presente no Dia dos Pais sem ficar endividado
- Comemore o Dia dos Pais com os descontos do JC Clube
Comentários