Pesquisa Dia dos Pais

Procon Recife encontra variação de até 46% nos preços de presentes e de até 400% em serviços de barbearia

Órgão de defesa do consumidor pesquisou 21 produtos como televisores e smartphones e sete tipos de tratamento estético masculino na cidade do Recife

Edilson Vieira
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Edilson Vieira
Publicado em 06/08/2020 às 15:47 | Atualizado em 06/08/2020 às 15:47
LUISI MARQUES/JC IMAGEM
Serviços de estética masculina apresentam grande variação de preços - FOTO: LUISI MARQUES/JC IMAGEM

O Procon Recife divulgou dados de uma pesquisa comparativa de preços feita nos dias 04 e 05 deste mês, comparando os valores de 21 produtos em lojas de departamentos e de eletrodomésticos e ainda sete serviços de estética masculina em 11 barbearias localizadas no Recife.

A ação contemplou intes divididos nos segmentos de produtos para casa, tecnologia, cuidados pessoais e embelezamento masculino. Os preços foram coletados presencialmente, observando as gôndolas dos estabelecimentos, e por telefone.

A pesquisa detectou diferença de preço de 46,17% na máquina de cabelo Mondial para um mesmo produto. A TV Samsung Smart 55" 4K que custava R$ 4.999,00 em um estabelecimento, foi encontrada por R$ 3.199,00 em outro. Com relação aos serviços, tratamento capilar, pigmentação de barba e sobrancelha masculina, foram registradas diferenças de até 400% no valor. O corte de cabelo mas barato  encontrado custava R$ 30, e R$ 70 o mais caro. Já a pigmentação de barba variou entre R$ 10 e R$ 100.

Ana Paula Jardim, presidente do Procon Recife, disse que o objetivo foi mostrar a importância da pesquisa de preços que deve ser feita também pelo consumidor. “O propósito da pesquisa é encaminhar as referências de preços de produtos a partir dos resultados obtidos, oferecendo um comparativo detalhado entre os estabelecimentos”, explicou.

A pesquisa completa pode ser conferida no link: https://www2.recife.pe.gov.br/sites/default/files/pesquisa_prea_o_-_dia_dos_pais.pdf

Dicas ao consumidor

O Procon Recife orienta que é importante buscar informações sobre o fabricante do produto que será comprado. Questões como a qualidade do serviço de atendimento ao cliente, a rede de assistência técnica autorizada, a existência de reclamações registradas nos Procons (se são atendidas ou não) devem ser consideradas na hora da escolha.

Na compra de qualquer produto, a nota ou cupom fiscal deve ser entregue ao consumidor. Produtos como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, itens de tecnologia, tablets e smartphones devem vir com manual de instruções e termos de garantia que devem estar em língua portuguesa, mesmo que o produto seja importado.

Caso o produto apresente algum problema de fabricação, os prazos para reclamar junto ao fornecedor são 30 dias no caso de produtos não duráveis (como, alimentos, flores etc.) e 90 dias no caso de produtos duráveis (eletrodomésticos, roupas, carros, por exemplo). Reclamações podem ser feitas através do email [email protected] ou pelas redes sociais do órgão.

 

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