PESQUISA

Depois de constatar aumento de até 50% em materiais de construção, Procon pesquisará locais com menor preço

Órgão estadual de defesa do consumidor vem recebendo denúncias de aumentos exagerados no preços do cimento, tijolo, argamassa e conexões elétricas

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 04/09/2020 às 15:33 | Atualizado em 04/09/2020 às 17:50
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Armazéns de material de construção alegam que já compram mais caro das fábricas - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

O Procon Pernambuco vem recebendo nas últimas semanas diversas denúncias de que os materiais de construção teriam subido de preço durante esta pandemia. Para verificar as denúncias, o órgão fiscalizou e notificou 25 estabelecimentos, localizados nos municípios de Igarassu, Paulista, Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Através de documentos e notas de compras, os armazéns demonstraram para a fiscalização que estão comprando das fábricas os produtos já majorados. 

“Foi constatado que os preços, em alguns locais subiram cerca de 50%. Mas, como apresentado pelos estabelecimentos, as fábricas estão vendendo mais caro e o valor é repassado para o consumidor”, explicou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. Ainda neste mês de agosto o Procon-PE vai divulgar uma pesquisa de preços com os materiais de construção mais procurados.

PESQUISA

“Estamos neste primeiro momento notificando os estabelecimentos para verificar os valores de diversos itens, antes e após a quarentena. Posteriormente, iremos divulgar a pesquisa. Mas, caso não seja identificada uma justificativa plausível do aumento, o estabelecimento poderá ser multado pelo Procon”, informou Pedro Eurico.

Entre os produtos que serão pesquisados estão: cimento, tijolo, argamassa, ferro, arame, conexões e material elétrico. Além dos preços, o órgão de defesa do consumidor alerta que é preciso estar atento se os locais também estão cumprindo com os protocolos de higiene e segurança. Caso o consumidor  perceba alguma irregularidade é possível fazer uma denúncia ao Procon através do 0800.282.1512.

Comentários

Últimas notícias