PREVIDÊNCIA

Veja quais são as agências do INSS aptas para reabrir em Pernambuco

INSS colocou no ar site que mostra quais as agências já foram adequadas para atendimento presencial e quais ainda estão em adaptação

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 12/09/2020 às 15:02 | Atualizado em 12/09/2020 às 16:10
ARTUR OLIVEIRA/ JC IMAGEM
EM ANÁLISE Cerca de 85 mil pessoas podem ter benefício do INSS suspenso em processo contra irregularidades - FOTO: ARTUR OLIVEIRA/ JC IMAGEM

Apesar de não confirmar quais as agências estarão abertas na próxima segunda-feira (14), o INSS colocou no ar o portal https:covid.inss.gov.br onde, através de um mapa interativo, é possível acompanhar quais as agências já estão adaptadas para a reabertura, quantos funcionários estarão à disposição e onde será possível realizar perícia médica.

>> Veja regras para atendimento presencial no INSS, que volta no dia 14

No Grande Recife, sete agências estão aptas para a reabertura: as de Goiana, Olinda, Paulista, Camaragibe e Moreno. Na capital, neste primeiro momento, devem abrir as unidades localizadas nos bairros de Casa Amarela e na Soledade. Em todo o estado, 25 agências estão aptas para a reabertura e outras 37 estão passando por adaptações das instalações, para cumprimento dos protocolos de segurança, como distanciamento entre os assentos e uso de painéis de acrílico nos guichês de atendimento.

 

ATUALIZAÇÃO

A lista das agências aptas para a reabertura, que constam no site, é atualizada diariamente. Clicando na agência é possível saber o endereço e outras informações ,como quantos funcionários estão lotados naquela unidade, incluindo peritos médicos para as agências que oferecem este serviço. Das 1500 agências do INSS no País, inicialmente, apenas 650 irão reabrir nesta segunda-feira (14). O INSS optou por reabrir as de maior porte, e que respondem por 70% do movimento.

O beneficiário do INSS só saberá de fato em qual agência será atendido ao realizar o agendamento, feito pelos canais de atendimento: Meu INSS (site e aplicativo) ou telefone 135. Importante: não será permitido o acesso dos segurados às agências sem o agendamento. A medida é para evitar aglomerações. O horário de atendimento será reduzido, das 7h às 13h. O uso da máscara será obrigatório.

SERVIÇOS

Com a reabertura gradual, serão priorizados, nesta primeira fase, os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigências, justificação administrativa e reabilitação profissional, todos considerados pelo INSS os mais importantes para que o órgão possa retomar o atendimento presencial neste momento.

O advogado previdencialista Almir Reis diz que, mesmo com algumas agências reabrindo, o comparecimento presencial continuará sendo uma exceção. “A regra é continuar fazendo quase tudo pela via remota. Mesmo porque ninguém pode ir diretamente a agência sem um serviço agendado para aquela data e horário”, explicou Reis.

Edilson Vieira/JC
Portal www.covid.inss.gov.br mostra quais agências já foram adaptadas para retornar com atendimento presencial - FOTO:Edilson Vieira/JC

Comentários

Últimas notícias