Pandemia

Pela sétima vez, INSS adia reabertura das agências

Sem o atendimento presencial, aposentados relatam dificuldades para solucionar problemas

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 28/08/2020 às 17:55 | Atualizado em 28/08/2020 às 18:42
Foto: Pedro França/Agência Senado
O adiamento já é o sétimo - FOTO: Foto: Pedro França/Agência Senado

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adiou pela sétima vez a retomada do atendimento presencial nas agências. Apenas com atendimento virtual desde março, e com lacunas apontadas por aposentados, o Instituto disponibilizou urnas para coletar documentação e regularizar a prova de vida. Também foi lançado um projeto piloto para prova de vida virtual, realizada através de biometria facial.

>> Redução da jornada ou suspensão do contrato alteram contribuição para o INSS. Veja como recuperar perdas

>> INSS: saiba como vai funcionar prova de vida digital para os 500 mil beneficiários

Severino Ferreira, de 59 anos, relatou que teve sua aposentadoria cessada erroneamente pelo Sistema Informatizado de Controle de Óbitos (Sisobi) e, por esse motivo, está há três meses sem receber. “A situação está muito ruim durante esse período todo sem aposentadoria. Já estou sem abastecimento de água, porque estou sem dinheiro para pagar as contas. Minha mãe é que está bancando as coisas da casa com a aposentadoria dela” disse.

Se o atendimento presencial estivesse funcionando normalmente, o aposentado poderia se dirigir a uma agência para resolver a falha. “A reativação do benefício pode ser solicitada pelos canais digitais (MEU INSS e 135). A documentação pode ser digitalizada e anexada ao Meu INSS. Essa situação poderia ser resolvida com mais celeridade, com a intervenção de um agente do INSS, que poderia analisar o caso e reativar a aposentadoria”, explicou o advogado especialista em Direito Previdenciário, João Varella.

Prova de vida

O INSS vem implementando a prova de vida, por meio de biometria facial, desde o dia 20 de agosto. Uma barreira é que esta primeira etapa dos testes não está disponível para todos. Participarão nesse primeiro momento 500 mil beneficiários de todo o país. “Fiz a prova de vida em janeiro, mas, pelo erro no cartório, tenho que comprovar mais uma vez que estou vivo”, lamenta Severino.

>> Documentação para análise de requerimentos pode ser entregue em qualquer agência do INSS no Grande Recife

Obrigatória para o recebimento de aposentadoria, auxílios e pensões, a prova de vida deve ser feita todos os anos pelos assegurados do INSS. Em março, devido à pandemia da covid-19, o procedimento está suspenso, ao menos, até o final de setembro.

Comentários

Últimas notícias