Consumidor

Contas de energia e de telefone poderão ser pagas com o PIX

Celpe e TIM anunciam que os clientes poderão pagar suas faturas com o novo sistema digital de transferência bancária que entrou em operação plena nesta segunda-feira (16)

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 16/11/2020 às 17:39 | Atualizado em 16/11/2020 às 18:07
MARCELLO CASAL JRAGÊNCIA BRASIL
O Pix é um novo meio de pagamento digital - FOTO: MARCELLO CASAL JRAGÊNCIA BRASIL

As empresas prestadoras de serviços já começaram a explorar as facilidades do PIX, o novo meio de pagamento eletrônico criado pelo Banco Central, e que entrou em operação plena nesta segunda-feira (16). O PIX já pode ser utilizado por clientes da Celpe para pagamento da conta de energia. Já a empresa telefônica  TIM anunciou que vai disponibilizar o serviço a partir do próximo mês para seus clientes.

A principal vantagem do PIX é que, a partir do telefone celular, o usuário poder fazer o pagamento dos boletos a qualquer hora do dia, durante 24 horas, e em qualquer dia da semana, sem pagar nenhuma taxa. A Celpe já está oferecendo a funcionalidade a partir desta segunda-feira (16), inicialmente apenas para os clientes que recebem a fatura por e-mail. A companhia informou que em 2021, o pagamento via PIX vai ser ampliado e poderá ser utilizado também por quem recebe a fatura impressa.

TELEFÔNICA

Já a TIM passará a aceitar o pagamento de faturas pelo PIX das faturas com vencimento a partir de 10 de dezembro próximo. A empresa divulgou que a agilidade das transações vai permitir que quem tiver contas atrasadas e a linha bloqueada, poderá ter o serviço liberado em instantes, assim que quitar o débito. A TIM também só oferecerá o pagamento de conta via PIX para os clientes cadastrados nos serviços de fatura on-line. 

Segundo o Banco Central, o PIX já mais de 70 milhões de usuários cadastrados. A nova ferramenta digital de pagamentos e transferência bancária pode substituir as transações feitas por cartão de débito, transferências por TED e DOC, pagamentos à vista feitos em dinheiro e agilizar o pagamento de boletos.

Comentários

Últimas notícias