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Procon-PE orienta consumidores na comemoração do Dia dos Namorados

Compras on line, trocas de produtos, motéis e hotéis, flores e cestas. Veja dicas para não ter problemas com o dia especial do casal

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Edilson Vieira

Publicado em 11/06/2021 às 16:54 | Atualizado em 11/06/2021 às 17:44
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Com o tradicional 12 de junho já próximo, para este sábado, essa será mais uma comemoração seguindo as medidas de proteção do Governo de Pernambuco contra a Covid-19. O comércio estará fechado para compras presenciais mas os principais shoppings da cidade vão atender pelo Delivery. Para celebrar o amor com mais calma, o Procon Pernambuco separou algumas orientações para consumidores não terem dor de cabeça nas compras de última hora. Veja as dicas: 

COMPRAS ONLINE

Não deixe de pesquisar e comparar os preços.

Compre de site que você confia, conhece e já utilizou.

Cuidado com e-mails e sites fraudulentos. O recomendado é entrar diretamente no site da loja e não por meio de links duvidosos enviados por e-mail e que aparecem em outras redes sociais.

Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra. Não esqueça de guardar a nota fiscal.

Evite fazer a compra utilizando computadores de terceiros ou por meio de redes wi-fi públicas.

TROCA

Procure saber a política de troca das lojas físicas. As lojas físicas não são obrigadas a trocar mercadorias apenas porque o cliente não gostou das peças. Mas a grande maioria realiza a troca.

No caso de compras virtuais ou por catálogo, o consumidor não pode experimentar nem verificar qual é o material usado na fabricação nem tem como avaliar o produto em mãos. Mas, o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante ao cliente o direito de arrependimento pela compra. Amparado na lei, o comprador pode pedir a troca ou a devolução da mercadoria em sete dias, sem justificar os motivos nem sofrer penalidade, contando a partir do dia que o produto chegue na residência.

MOTÉIS E HOTÉIS

O consumidor deve ficar atento às medidas de higiene adotadas pelo local, para evitar o contágio do coronavírus. Lembrando que ambos têm a obrigação de prestar esclarecimentos quanto à informação de preços praticados. Os preços dos itens contidos no frigobar também devem ser informados. O consumidor deverá observar a validade dos mesmos.

FLORES E CESTAS

Flores: nesta época, com o aumento da procura, ocorre a elevação dos preços. Não deixe de verificar o valor do frete. Tudo deve ser feito por escrito: tipo de flores ou arranjo, horário, local e mensagem. Solicite confirmação da entrega e exija nota fiscal.

Cestas: verifique se todos os itens estão dentro do prazo de validade e exija que não haja contato direto dos produtos alimentícios com produtos químicos (cosméticos, por exemplo) ou com flores. Solicite que o fornecedor confirme a data da entrega.

Teve problemas? Entre em contato com o Procon-PE. O consumidor poderá tirar suas dúvidas nos canais de atendimento do órgão através do 0800-282-1512; ou pelo 3181-7000. Mais informações, orientamos que acesso o site: www.procon.pe.gov.br.

 

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