Comércio

Carnaval sem feriado afetou a movimentação de bares e restaurantes em Pernambuco

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE), avaliou que a ausência do ponto facultativo fez cair a movimentação nos estabelecimentos em média 34%

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 02/03/2022 às 15:31
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Locais que investiram em música ao vivo foram exceção, com aumento de até 18% no movimento - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Leitura:

Após analisar os índices registrados por estabelecimentos no período carnavalesco, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE), avalia que a ausência do ponto facultativo fez bastante falta para o setor de alimentação fora do lar, justamente por sua ligação com o turismo, entretenimento e lazer.

De acordo com o presidente da Abrasel-PE, André Luiz Araújo, os serviços tiveram recuo. “Fizemos uma rápida pesquisa junto aos associados e os dados levantados mostram uma retração de, em média, 34% para os estabelecimentos que não apostaram em outros atrativos. Já as casas que, por exemplo, disponibilizaram música ao vivo, mesmo sem a pista de dança, tiveram um incremento médio de 18% no faturamento durante o período”, explica Araújo.

O presidente da Abrasel-PE ainda reforça que os números apresentados comprovam o quanto é eficiente a manutenção de atrativos para que o setor, que vem sofrendo com bastantes restrições desde o início da pandemia, segundo ele, se movimente e se recupere.

“Felizmente agora vemos uma luz no fim do túnel. Os dados governamentais mostram um recuo no número de contaminações e os indicadores da saúde também são promissores, com a queda do número de óbitos e da taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermaria. Estamos caminhando pro ciclo natural do fim desse processo. Agora é acreditar que vamos conseguir uma rápida recuperação do setor, contando com o apoio governamental, pois precisamos de medidas efetivas que nos impulsione para ocupar o espaço perdido nesse período”, diz Araújo.

SEGURANÇA

Com as novas flexibilizações anunciadas na última terça-feira (1) pelo Governo de Pernambuco, a Abrasel acredita que será possível fazer um planejamento mais seguro para a Semana Santa e o São João, unindo o setor de alimentação fora do lar com o de eventos. “Acreditamos que a progressividade do recuo da contaminação continuará acontecendo de forma mais permanente e segura. E com isso, nós vamos colocando o setor de bares e restaurantes de volta aos trilhos. O objetivo é resgatar o faturamento e o desempenho de 2019”, finaliza o presidente, reafirmando que o setor ainda enxerga como desnecessária a exigência do passaporte de vacinação na entrada dos estabelecimentos, uma vez que todos dos protocolos sanitários seguem sendo cumpridos pelos bares e restaurantes.

FISCALIZAÇÃO

Bares, restaurantes, lanchonetes, agremiações carnavalescas, além de locais que estariam em festa durante o Carnaval receberam a fiscalização do Procon-PE, em conjunto com a Associação Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e Polícia Militar, até essa terça-feira (1). As equipes visitaram um total de 164 estabelecimentos no Recife, Região Metropolitana e interior, incluindo as cidades de Bezerros, Pesqueira, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão.

O objetivo foi verificar o cumprimento dos decretos estaduais de convivência com a covid-19. Durante as atividades, os fiscais orientaram comerciantes e donos de bares e restaurantes sobre a importância das regras de prevenção à doença. Foram feitas 14 autuações por irregularidades, sendo uma interdição, a do All Bar, no Bairro do Espinheiro, Recife, por descumprir os protocolos.

De acordo com Danyelle Sena, gerente geral do Procon-PE, o resultado foi positivo. “De um modo geral, bares e restaurantes contribuíram para fazer cumprir os protocolos, como a exigência do cartão vacinal, o distanciamento e o uso de máscara”, destacou a gerente.

 


Comentários

Últimas notícias