SIMULAÇÃO

Quanto custará ir do Recife a Porto de Galinhas em um "Uber aéreo"? Já sabemos

Consultoria especializada em finanças e negócios apresentou um estudo onde compara o custo de transporte aéreo feito por evtol (aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical) com transporte terrestre

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Edilson Vieira

Publicado em 10/06/2022 às 19:50
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Em um estudo apresentado este mês, onde aborda os avanços da mobilidade aérea, a Deloitte, consultoria global de finanças e negócios, mostrou que um futuro com táxis aéreos movidos 100% a energia elétrica não está tão distante assim e se torna cada vez mais viável como opção aos engarrafamentos das grandes cidades e aos deslocamentos intermunicipais.

Podendo decolar e pousar verticalmente sem a necessidade de um aeroporto, o chamado evtol mais parece um drone gigante com capacidade de levar passageiros. Segundo a Deloitte, cerca de 600 projetos de aeronaves evtol estão sendo desenvolvidos no mundo por cerca de 350 empresas. Entre elas está a brasileira Embraer. De 2010 a 2020, essas empresas investiram US$ 4,5 bilhões. Mas, só em 2021 o investimento registrado no setor deu um salto, indo para US$ 5,8 bilhões. 

NO BRASIL

Em setembro do ano passado, a GOL Linhas Aéreas, anunciou que pretende operar uma malha aérea com 250 Aeronaves eVTOL no Brasil nos próximos três anos. "Assumindo que a aeronave seja certificada e que as suas entregas aconteçam com sucesso, a companhia espera iniciar operações com uma malha aérea brasileira usando aviões eVTOL em meados de 2025", dizia o comunicado da GOL. Outras empresas devem aderir ao negócio, já que o custo não é tão elevado (se comparado a uma empresa área tradicional que opere com aviões e helicópteros). Os evtol podem ser arrendados e a operação é simplificada, bastando o passageiro solicitar um voo através de um aplicativo.

Mas, quanto custaria uma viagem em um "Uber voador"?

O estudo da Deloitte compara o custo para o passageiro de um "carro voador", com os serviços de táxi comum e premium, nos Estados Unidos. Enquanto num táxi comum o custo atual é de U$2,00 por milha/veículo e o do táxi especial é de U$3,80 por milha/veículo em média (podendo chegar a U$5,20), o preço de uma "corrida" de carro voador ficaria em torno de U$3,00 por milha/passageiro (isso em 2025, quando devem começar os voos comerciais). Repare: o custo do táxi é pelo veículo que, teoricamente, leva 4 passageiros, enquanto o custo do evtol é por cada passageiro. Mas, a boa notícia, é que a Deloitte projeta uma queda nos preços com o aumento na demanda. A estimativa é que em 2030, voar de evtol custe U$2,75 por milha/passageiro.

A Deloitte chama atenção para as vantagens do uso dos carros voadores no transporte de passageiros. Um evtol se desloca, em média, 5 vezes mais rápido que um automóvel e, por se elétrico, o faz sem lançar nenhum grama de gás carbônico no planeta. A consultoria diz ainda que "a vontade do consumidor
pagar por um transporte mais rápido deverá ser um dos principais fatores que impulsionam a adoção da mobilidade área avançada".

E PARA PORTO DE GALINHAS?

Tendo como base as projeções da Deloitte, fizemos a simulação de uma viagem partindo da região do Aeroporto do Recife até Porto de Galinhas, no litoral Sul. Enquanto o aplicativo de uma empresa de transporte registrou o valor de R$ 112,20 para a viagem na categoria Comfort, com cerca de 1h10 minutos de duração, em um hipotético carro voador elétrico, essa mesma viagem ficaria por R$ 403 por passageiro. Como o evtol pode voar a cerca de 240 km/h, a distância seria percorrida em menos de 10 minutos.

 

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