COLUNA MOBILIDADE

Aplicativos de transporte, como Uber e 99, ampliam ferramentas para facilitar a vida dos passageiros. Confira as novidades

São duas novas opções de serviços que foram anunciados e atendem à demanda de passageiros

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 09/06/2022 às 13:20 | Atualizado em 13/02/2023 às 12:59
Notícia
X

Na busca pela manutenção dos clientes - dados que não liberam de forma alguma -, os aplicativos de transporte privado, como Uber, 99 e InDriver, não param de lançar novos recursos para facilitar as viagens e o acesso a elas.

A empresa 99 liberou a ferramenta de alteração do tipo de pagamento no decorrer da corrida, enquanto a Uber liberou a opção de chamar um veículo para uma outra pessoa. No caso da 99, a alteração do pagamento em dinheiro por cartões de crédito ou saldo da 99Pay tem como objetivo - pelo menos é o que explica a empresa - reduzir o uso de dinheiro físico nas corridas e estimular as ferramentas digitais.

Além de facilitar o troco, que costuma ser um problema em muitas corridas. A alteração da forma de pagamento, entretanto, tem regras: será permitida apenas na versão atualizada do app e só poderá ser feita uma única vez por viagem. E, segundo a 99, para realizar o pagamento por meio digital não é necessário ter conta em banco. O usuário pode usar a carteira digital 99Pay, criada em 2020.

VEJA COMO ALTERAR O PAGAMENTO DA 99

1º Passo
Ao abrir a sua corrida, ao lado direito do ícone do 1º método de pagamento escolhido, terá um botão para realizar a alteração. Escolha o cartão de crédito que deseja registrar para pagar a corrida ou selecione pagar com saldo da carteira digital 99Pay.

ATENÇÃO!
Só é possível mudar a forma de pagamento uma única vez, então confira se está tudo certo antes de confirmar.

2º Passo
Ao confirmar, você receberá uma notificação mostrando qual é a nova forma de pagamento para a corrida selecionada, e o motorista parceiro também será avisado.


NOVO RECURSO DA UBER

A novidade da Uber é chamada de solicitação de viagens para convidados. O aplicativo agora permite que o passageiro insira o nome e telefone do convidado ao solicitar a viagem para uma terceira pessoa.

Esse gesto fará com que o convidado da corrida receba no próprio celular todas as informações necessárias para embarcar (nome do motorista e a cor, modelo, marca e placa do veículo).

Ao mesmo tempo, o nome do convidado será informado ao motorista parceiro. Já o pagamento da corrida solicitada, explica a Uber, pode ser realizado tanto em dinheiro pelo convidado quanto em cartão de crédito pelo titular da conta que fez a chamada da corrida.

A Uber, no entanto, alerta: ao solicitar uma viagem para um convidado, o titular do perfil será o responsável pelas ações da pessoa durante a viagem. A ferramenta está em fase de testes.

CONFIRA O PASSO A PASSO:

1º Passo
Abra o aplicativo e toque em “Para onde?” na parte central da tela

2º Passo
Vá em “Alterar usuário”. Clique no seu nome, acima de “Localização atual”; na primeira vez, aparecerá uma mensagem apresentando o recurso, toque em “Iniciar agora”; Como incluir um novo usuário para pedir o Uber para outra pessoa.

3º Passo
Inclua os dados do seu convidado. Toque em “Adicionar um usuário”; depois, preencha as informações da pessoa que irá embarcar — nome, sobrenome e número de telefone — e clique em “Adicionar usuário” ao fim do formulário. Das próximas vezes, esse contato já ficará salvo e você só vai precisar selecioná-lo;Tela para inclusão de usuário para pedir Uber para outra pessoa.

4º Passo
Peça o carro. Inclua a origem e o destino do usuário, a forma de pagamento e confira se é o nome do seu convidado que está acima de “Localização atual”. Se estiver tudo certo, solicite o Uber.

 

Tags

Autor