DIA DAS CRIANÇAS

Vai comprar brinquedos para as crianças? Veja como escolher os mais seguros

Brinquedos podem representar perigo sem a supervisão e cuidado dos responsáveis

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 11/10/2022 às 1:00
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
O comércio já encontra-se aquecido com as compras de brinquedos para o dia das crianças. - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Leitura:

Com a o Dia das Crianças e o Natal se aproximando, a grande oferta de brinquedos no comércio traz felicidade para as crianças, mas deveria ser motivo de alerta para os pais, cuidadores e responsáveis.

Os brinquedos ajudam no desenvolvimento infantil, estimulam a criatividade e o raciocínio, mas, dependendo da escolha, os brinquedos podem ser perigosos, causando engasgos, sufocação, queimaduras, intoxicação ou até mesmo provocando cortes e lesões.

Lesões acidentais são a principal causa de morte de crianças no Brasil

Segundo dados do Datasus de 2021, as lesões não intencionais são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos de idade no Brasil. Diariamente, o país registra oito óbitos e 288 internações de crianças por causas acidentais. Grande parte desses acidentes poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção.

Para ajudar os pais na compra de brinquedos seguros, Erika Tonelli, especialista em entornos seguros e protetores da Aldeias Infantis SOS, selecionou algumas dicas importantes. A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização não governamental global, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.

1. Ao escolher um brinquedo, considere a idade, o interesse e o nível de habilidade da criança. É importante verificar a faixa etária para qual o brinquedo é recomendado. Essa simples atitude pode evitar que muitos acidentes graves aconteçam.

2. Certifique-se de que o brinquedo tenha o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Ele garante que o brinquedo passou por testes que comprovam sua segurança e qualidade. Os materiais utilizados na fabricação dos brinquedos devem ser atóxicos. Evite comprar brinquedos de procedência duvidosa ou que não possuem essa certificação.

3. Evite brinquedos com correntes, tiras e cordas com mais de 15 centímetros, em razão do risco de estrangulamento, e brinquedos elétricos com elementos de aquecimento, como baterias e tomadas elétricas, que não são recomendados para crianças menores de 8 anos, pois podem causar queimaduras.

4. Bicicletas, patins, patinetes e skates são boas oportunidades para ensinar às crianças sobre segurança na diversão. Presenteie a criança também com os equipamentos de segurança necessários, como capacete, joelheira, cotoveleiras, luvas e buzina.

5. Muito cuidado com brinquedos que tenham em sua composição hidrogel. Os médicos têm alertado que a substância tem grande capacidade de absorção de água e, no caso de ingestão pela criança, pode causar lesões ou infecções graves.

Erika Tonelli ressalta ainda que existem outras atitudes importantes para garantir entornos seguros e protetores. "Além da supervisão constante de um adulto, vale inspecionar regularmente os brinquedos e verificar se eles possuem algum dano que possa causar acidentes durante a brincadeira, como partes pequenas que estejam se soltando ou pedaços quebrados e pontiagudos. Também estimule a criança a guardar os brinquedos depois de usarem, assim é possível evitar quedas e outros tipos de acidentes", finaliza.

Pedir a nota fiscal pode render descontos no IPTU do Recife

Os contribuintes do Recife têm até o dia 31 deste mês para solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) e garantir descontos no pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) do ano que vem. Quem inclui o CPF na nota fiscal de serviços emitidas no Recife, recebe um crédito, que pode ser usado para abatimento do valor do IPTU. Em novembro, a Prefeitura do Recife abre o sistema para que o contribuinte indique o imóvel onde deseja utilizar o saldo de créditos para ter o abatimento no imposto. 

Black Friday antecipada? 

Durante a XP Fashion Conference, encontro de investidores e grandes redes varejistas de moda, um dos assuntos abordados foi a expectativa do varejo para o segundo semestre. O cenário apresentado indica que os jogos da Copa do Mundo devem reduzir o fluxo de clientes nas lojas. Entre as estratégias apresentadas para reduzir esse efeito está uma possível antecipação da Black Friday, que este ano, acontece em 25 de novembro. 

Imposto de Renda sobre pensão alimentícia será devolvido

Os contribuintes que, nos últimos cinco anos, de 2018 a 2022, incluíram pensão alimentícia como rendimento tributável devem retificar as declarações de Imposto de Renda Pessoa Física. A Receita Federal emitiu um esclarecimento sobre a não incidência do imposto após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que esses rendimentos são isentos de tributos.

 

Novas regras para rotulagem de alimentos ajuda na saúde 

Já está valendo desde o último domingo (9). Todo alimento industrializado deve trazer a nova tabela nutricional que, entre outras informações, deve indicar na parte da frente do produto se ele traz alta concentração de ingredientes que oferecem riscos à saúde como açúcar, sódio e gorduras. A tabela nutricional, com os valores calóricos dos ingredientes e mais a recomendação diária de calorias, continua existindo mas agora será obrigatória a apresentação em letras pretas com fundo branco e em local que permita fácil visualização na embalagem.

Comentários

Últimas notícias