OPINIÃO

Você conhece o Princípio 80/20? Certamente ele faz parte do seu dia a dia e você pode ampliar isso

É um princípio que se aplica a quase tudo nas nossas vidas. A gente tem como buscar um resultado melhor com menos esforço. O ideal é entender o que dá mais resultado e focarmos nisso

Leandro Trajano
Cadastrado por
Leandro Trajano
Publicado em 21/06/2020 às 9:06 | Atualizado em 21/06/2020 às 9:23
MARCOS SANTOS/USP IMAGENS
O pagamento do Auxílio Brasil volta a ser feito à população brasileira nesta semana - FOTO: MARCOS SANTOS/USP IMAGENS

Talvez você já tenha ouvido falar no Princípio de Pareto, conhecido também como Princípio 80/20. Pareto é um italiano que, desde muito cedo, percebeu que 80% dos conterrâneos eram donos de 20% da riqueza da Itália. Logo, 20% dos italianos detinham a maior parte da riqueza do país, e esse foi o ponto de partida.

Essa é uma medida desproporcional e que se aplica a muitas coisas do dia a dia, em relação ao esforço e resultado do que fazemos. Se você observar na sua cidade, por exemplo, provavelmente 80% do trânsito se encontra em 20% das ruas. Assim como 80% dos crimes são cometidos por 20% dos criminosos, 80% da cerveja consumida no mundo é tomada por 20% dos bebedores dela. Estes são apenas alguns exemplos que parecem apenas uma curiosidade, mas é algo que se apresenta em muitas situações, naturalmente há variações, mas o que sempre me chamou atenção no 80/20, foi o fato de que analisando e mergulhando bem em determinadas questões, é possível perceber oportunidades de fazer mais, ter um melhor resultado com menos esforço.

Na minha realidade, esse princípio também se aplica. Em 80% do meu tempo, uso apenas 20% das roupas que tenho no armário. Desta forma, é possível viver com menos, claro, e assim ter também menos problemas, ser mais produtivo, pois você tem menos opções para escolher e, com isso, termina sendo mais rápido e não perdendo tempo com dúvidas e questões simples. Nesse caso das roupas, reflita sobre a sua situação e quem sabe você consegue um tempinho para arrumar o armário e fazer algumas doações, tendo assim mais espaço e facilidade para deixar tudo arrumado no dia a dia.

Se você observar bem, é fato que a menor parte dos recursos é capaz de produzir maior parte dos resultados. Para quem tem negócio, pode perceber que 20% dos clientes tomam 80% do tempo da sua rotina ou que 20% dos clientes trazem 80% do seu faturamento.

Ou seja, é um princípio que se aplica a quase tudo nas nossas vidas. A gente tem como buscar um resultado melhor com menos esforço. O ideal é entender o que dá mais resultado e focarmos nisso. Não é fácil identificar isso e conseguir direcionar o foco, mas, sim, é possível!

 

Tem um livro interessante do Richard Koch, intitulado de “O Princípio 80/20”, que deixo aqui como sugestão de leitura para quem quer aprofundar mais sobre o tema e sugiro também que assistas um vídeo sobre o tema no meu canal do YouTube, aproveite e já se inscreva para ter acesso a muito do que produzo de conteúdo, também no formato de vídeo.

Te convido a se utilizar, se valer desse princípio para otimizar o seu dia a dia, com o objetivo de maximizar o seu resultado e gestão do tempo, tendo o foco melhor direcionado. Isto não quer dizer deixar de fazer certas coisas, mas algumas delas você pode delegar, terceirizar, reduzir o tempo que dedica, tudo isso é parte do tal ajuste de foco que me refiro também. Na capa do livro que citei acima, tem uma frase que diz: “Os segredos para conseguir mais com menos, nos negócios e na vida”.

A ideia é essa: dedicar mais tempo àquilo que dá mais resultado, dedicar tempo de qualidade ao que te traz mais felicidade, realizações e dessa forma ter uma vida mais plena, mais 80/20!

E se você ainda tiver se perguntando como o princípio 80/20 impacta na sua vida financeira, lembre sempre: se engana quem acha que o dinheiro está apenas no bolso ou nos investimentos, ele é também resultado de sua mentalidade, fruto de suas escolhas e daquilo que você busca, do que planta no seu dia a dia.

Comentários

Últimas notícias