Moeda estrangeira: o que impacta na cotação e qual o melhor momento para a compra?
Uma dúvida que é bastante comum, tem sido recorrente e sempre tem amigos, familiares, clientes e pessoas através das redes sociais perguntando é em relação à compra de moeda estrangeira. Qual a melhor hora de comprar? Espero passar as eleições? É uma boa estratégia?
Na verdade, não temos como prever se o dólar vai cair ou subir, se o euro vai seguir a mesma linha. Nenhum economista, funcionário da casa de câmbio e nem eu, como Personal Financeiro, posso te assegurar isso. Mas é importante entendermos alguns fatores que influenciam na oscilação da moeda.
O câmbio flutuante é um dos fatores que interfere. No Brasil, o Governo não tem influência, ele não determina o valor da moeda. Esse câmbio varia muito mais de acordo com a oferta e demanda, com a procura da moeda no país. O Governo pode atuar de forma direta por meio de leilões de compra e venda da moeda, de acordo com os interesses, com o Banco Central e políticas econômicas.
As crises financeiras internas e externas impactam diretamente na oscilação da moeda. O Brasil, como país emergente, é muito sensível a todo e qualquer reflexo do que acontece dentro e fora dele. Recentemente, tinha um clima de tensão entre EUA e Coreia do Norte, e segue desde 2019 a guerra comercial entre EUA e China, tudo isso influencia no câmbio da moeda.
Em momentos como o que atravessamos no Brasil, o investidor estrangeiro ainda não se sente seguro para investir aqui e avalia de forma criteriosa o risco Brasil. Por outro lado, com a queda da taxa Selic os investimentos ficaram menos rentáveis, isso aliado a grande desvalorização do Real, fortaleceu a decisão de retirada de muitos investidores estrangeiros, realizando assim um ganho considerável e mexendo justamente com a grande demanda de moeda estrangeira em nosso país.
O último ponto que trago é o cenário político no país, que naturalmente influencia nos fatos, na economia e na moeda, os juros seguem caindo por aqui, e vêm de queda também nos EUA, bons ingredientes para um ano de volatilidade, isto é, oscilação no valor das moedas.
Vemos, então, que termina sendo importante se planejar, isso que é sempre fundamental para quem quer comprar moeda estrangeira e viajar.
Agora, vou partir para algumas dicas práticas que você deve observar na hora da sua compra, tanto para dólar ou euro:
- Pesquise e faça a cotação da moeda em pelo menos três casas de câmbio;
- Se vai viajar com um grupo de amigos, é interessante juntar o valor que cada um vai comprar para que tenham mais poder de barganha e NEGOCIEM no volume da moeda a ser comprada;
- Compre a moeda aos poucos, uma quantia a cada mês até a data da viagem. Divida o valor total que pretende comprar pelo número de meses, e compre a mesma média mês a mês. Como o cenário é volátil, você garante a compra pelo valor médio da moeda.
As dicas acima servem não só para o momento que vivemos, se planejem, corram atrás e boa viagem!