Dinheiro

O dinheiro é também fruto das nossas escolhas

E o tempo segue firme, como sabemos, ele não para. Mais um ano, praticamente, já se foi, cerca de 95% de 2021 já ficou para a história das nossas vidas, mais um ano forte de pandemia e muitas mudanças, transformações.

Publicado em 20/01/2022 às 7:00 | Atualizado em 20/01/2022 às 10:35
lg
mn - FOTO: lg
Leitura:

E o tempo segue firme, como sabemos, ele não para. Mais um ano, praticamente, já se foi, cerca de 95% de 2021 já ficou para a história das nossas vidas, mais um ano forte de pandemia e muitas mudanças, transformações.

E independente de tudo isso, do que passou e do que está por vir, uma coisa segue mais que certa: as suas escolhas seguem fazendo grande diferença. Claro, não só na vida financeira, mas no todo, nem sempre é fácil "escolher" as brigas e problemas que você quer entrar ou não, o impulso, a cabeça, o dia, o momento, tudo isso influencia nessa decisão, mesmo que no fundo se tenha o conhecimento de que muitas coisas vale relevar, respirar e retornar depois.

Desta forma, temos uma série de fatores que influenciam no nosso comportamento e, naturalmente, nas escolhas que fazemos e estas, por sua vez, impactam de forma direta na nossa vida financeira, as nossas escolhas contribuem com o que estamos decidindo não só para o nosso hoje, mas também para o nosso futuro, construção, sempre!

Com a inflação lá em cima, o período segue sendo de austeridade, de contingenciamento, de escolhas mais coerentes, com tudo o que passamos e de cautela em relação ao que poderemos passar, cada um dentro de sua realidade, é fundamental nessa fase. Austeridade vem de austero, que indica algo sem excessos nem luxúria, simples, e em tempo de dificuldade isso deve ser levado muito a sério. Para muitos, de fato, é necessário, então, partir para o essencial, e se algo mais do que isso for realmente viável, sem atropelos e de forma consciente, tudo bem.

E tudo isso é determinado pela forma que você vem encarando o seu dia a dia e as escolhas que faz. Aqui, falo das escolhas comportamentais que influenciam no seu humor, e que podem te levar a agir por impulso também no campo financeiro em relação às compras, novas despesas e mais, afinal, não é preciso sair de casa para isso, bem sabemos a força e penetração do marketing em nossas vidas, pela tela do celular e sinais da internet, onde basta um aplicativo com o cartão de crédito cadastrado e um impulso para pedir uma refeição, fazer uma compra com um frete grátis ou aparente desconto anunciado. E nessa época de fim de ano então, é muito do que acontece, o desejo de comprar aflora em muitas pessoas por aí.

Sim, são as escolhas e a tranquilidade para tal que nos faz ser seletivo, e não só hoje, mas, em momentos de fragilidade, tem pessoas que se tornam mais suscetíveis, portanto é válido apagar, por exemplo, os aplicativos que podem ser uma tentação com notificações insistentes nos horários e formatos estudados para atingir o que buscam em você. É uma alternativa para quem precisa se blindar de novas despesas, feitas muitas vezes por impulso.

Procurar manter um ambiente e a mente o mais tranquila possível para tomar decisões sem influências maiores é bastante razoável, e repito, não só hoje, isso serve para a nossa vida, pois agir por impulso, sob efeito de pressões e sentimentos que alteram o seu poder de análise e seletividade, tem tudo para ser bem prejudicial, alterando o poder de suas melhores escolhas e te levando a consumir algo que não está alinhado com o seus valores ou plano de vida. Agindo de acordo com o momento, se gasta mais, mais energia, mais dinheiro e distancia do que realmente gostaria de viver e vivenciar.

Claro, tudo isso é aprendizado, parece filosófico, mas entender que o dinheiro não está apenas no banco, na bolsa, na corretora ou na carteira é parte do processo, entender a psicologia do dinheiro e a influência que o seu comportamento tem em sua vida financeira, isso é construção, crescimento. Para tal, reforço o convite para que você visite o leandrotrajano.com ou personalfinanceiro no instagram e siga acompanhando de perto o meu trabalho, muito conteúdo para fortalecer o que você pode construir ao longo da sua vida, para o seu dia a dia, entender que o dinheiro é o fim, e não o meio daquilo que vivemos. A felicidade, sim, deve estar no caminho, e por isso reforço que é bem como diz a música: "pra não perder a magia de acreditar na felicidade real. E entender que ela mora no caminho e não no final".

Siga firme, olhando pra frente!

Abraço

 

Divulgação
Leandro Trajano - colunista - FOTO:Divulgação

Comentários

Últimas notícias