Dinheiro

Quem é a sua mãe no mundo das finanças?

Sua mãe é aquela que não deixa faltar nada, oferece tudo da melhor qualidade, sem olhar preço, nem que para isso se endivide?

Leandro Trajano
Cadastrado por
Leandro Trajano
Publicado em 10/05/2022 às 10:45 | Atualizado em 10/05/2022 às 10:49
Organização financeira é essencial para sair do vermelho. Foto: André Nery/JC Imagem
FOTO: Organização financeira é essencial para sair do vermelho. Foto: André Nery/JC Imagem
Leitura:

Quando o assunto é dinheiro, não tem como, cada pessoa tem a sua maneira de perceber e lidar. Quando se fala de mãe, o amor é imensurável e, naturalmente, a forma de ver o dinheiro também muda bastante, mas, para você, quem é a sua mãe nesse mundo das finanças? Pergunto e de pronto adianto, não importa se ela está viva, se já partiu e deixou a enorme saudade, vale analisar, reconhecer e, certamente, agradecer.

Importante lembrar que os nossos primeiros mentores financeiros são os nossos pais e responsáveis, pois a partir deles nos espelhamos em relação ao comportamento, escolhas e mais da rotina, do dia a dia financeiro. Hoje, recebo muitos contatos, procura por filhos que querem ter uma vida, um planejamento diferente do que perceberam nos pais, e tantos outros que procuram o meu serviço para dar como presente para a mãe, o pai ou mesmo para o casal. Posso dizer que é um presentão!!! Mas, claro, não é daqueles que pode se dar de surpresa, quem está do outro lado tem que querer, pois esse é o ingrediente fundamental para a mudança de vida em relação às finanças, seja para a organização e reestruturação ou para os investimentos.

E então, sua mãe é aquela que não deixa faltar nada, oferece tudo da melhor qualidade, sem olhar preço, nem que para isso se endivide? É daquelas bem pé no chão, que sabe dizer não de forma doce e clara? Ou é daquelas que não diz não, vai atrás, procura, pesquisa algo que melhor se adeque para que possa te oferecer o melhor, porém dentro das condições?

E, claro, não para por aí, tem aquela que gasta tudo o que pode e o que não pode, usa e abusa do cartão de crédito. Tem a mãe que diz que não tem dinheiro e, muitas vezes, na verdade, até tem, mas talvez não soubesse expressar isso da melhor forma, dizendo, por exemplo: "isso não é prioridade, por isso, filho, vamos deixar para um outro momento".

Esse perfil da sua mãe ajuda a entender a influência e papel que teve na sua formação, no desenvolvimento e na percepção, afinal, o perfil dela certamente te trouxe assimilação e aprendizado, lições de muitas dinâmicas que influenciam o seu comportamento nessa jornada da vida financeira.

Os perfis são muitos e hoje, mais maduro, você deve ter refletido melhor sobre o que escutou em determinados momentos da vida, certamente, repetiu alguns comportamentos e tentou mudar outros, por isso, perceba a sua responsabilidade diante dos seus filhos e netos no que tange o relacionamento com o dinheiro. Não precisa ser algo hereditário, essa relação é completamente mutável, esteja aberto a isso e faça valer.

Abraço a até a próxima!

THIAGO LUCAS/ ARTES JC
Dia das Mães - THIAGO LUCAS/ ARTES JC

Comentários

Últimas notícias