Em 2021, o ano letivo das cerca de 1.060 escolas da Rede Estadual de Ensino terá início no dia 3 de fevereiro. A informação foi publicada pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (30). O documento também define os procedimentos de ensino e as diretrizes administrativas e pedagógicas para o próximo ano.
- Férias nas escolas estaduais de Pernambuco começam em 4 de janeiro
- Pernambuco anuncia abertura de 31 escolas integrais em 2021; veja em quais cidades
- Veja as escolas estaduais do Grande Recife e do interior mais concorridas
- Escolas estaduais de Pernambuco começarão ano letivo de 2021 no modelo híbrido
Com a publicação da Instrução Normativa 11/2020, as escolas devem organizar seu calendário respeitando algumas datas fixadas pelo documento, a fim de garantir o mínimo de 200 dias letivos e carga horária anual prevista para os diferentes níveis e modalidades de ensino.
A publicação prevê ainda o término do primeiro semestre letivo em 5 de julho de 2021. O segundo semestre deve começar e terminar nos dias 22 de julho e 21 de dezembro, respectivamente. Como geralmente ocorre, o ano letivo de 2021 será dividido em quatro bimestres, cujos prazos também estão definidos na Instrução Normativa 11/2020.
Diálogo com as famílias
O documento estabelece também datas para reuniões entre pais ou responsáveis pelos estudantes e professores das instituições de ensino. As escolas terão que buscar estratégias para estimular a participação da comunidade escolar e fomentar o diálogo com as famílias.
Por causa de uma lei federal, as escolas de campo poderão elaborar propostas de calendários diferenciados, considerando as peculiaridades das comunidades locais, como as fases do ciclo agrícola e as condições climáticas.
Comentários