COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Escolas estaduais de Pernambuco começarão ano letivo de 2021 no modelo híbrido

Como a pandemia deve ainda estar ativa, aulas serão presenciais e remotas, como aconteceu durante este ano de 2020

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 15/12/2020 às 19:24
BRENDA ALCÂNTARA/ACERVO JC IMAGEM
Os alunos e funcionários das instituições de ensino deverão seguir os protocolos de segurança - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/ACERVO JC IMAGEM
Leitura:

Previsto para começar em 4 de fevereiro, o ano letivo de 2021, nas escolas da rede estadual de Pernambuco, iniciará no modelo híbrido, ou seja, com aulas remotas e presenciais. Devido à pandemia de covid-19, que provavelmente ainda estará ativa nesse mês de retomada das atividades escolares, o formato de aulas online e nos colégios foi adotado porque nem todas as famílias sentem segurança em mandar os filhos para as unidades de ensino. Nas escolas particulares, a expectativa é ter aulas presenciais desde o início, mas vai depender se as autoridades sanitárias mantiverem a permissão desse modelo em fevereiro. O ensino híbrido, portanto, não está descartado.

"Como muito provavelmente ainda teremos pandemia, a princípio continuaremos com o ensino presencial e o remoto, mantendo a opção dos pais escolherem o que acharem melhor. Não é uma questão de decisão nossa, mas de imposição da pandemia", destaca o secretário estadual de Educação, Fred Amancio. Uma das exigências do protocolo da educação, para a reabertura das escolas, é o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os alunos nas salas de aula. "Para dar conta disso, não é possível receber 100% dos estudantes de uma vez só", observa o secretário. O rodízio, nesse caso, é uma das alternativas.

Atualmente, a rede estadual possui 1.060 escolas distribuídas por todos os municípios de Pernambuco e atende aproximadamente 580 mil discentes. Somente o ensino médio foi autorizado a voltar para o ensino presencial, o que ocorreu desde outubro. Entre 40% e 50% dos alunos dessa etapa da educação básica concordaram em participar das aulas presenciais. Os demais permaneceram no remoto. As atividades deste ano devem acabar no próximo dia 30, com as férias de alunos e professores indo de 4 de janeiro a 2 de fevereiro.

Fred Amancio informa que as turmas do ensino fundamental, nas escolas estaduais, não retornarão mais para aulas presenciais este ano, mesmo que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, do governo estadual, libere. Em Pernambuco, somente os estudantes do 1º ao 9º do fundamental matriculados em colégios públicos (estaduais e municipais) não podem ainda ter atividades nas unidades.

Na rede particular, que tem cerca de 450 mil alunos, da educação infantil ao ensino médio, o planejamento das escolas contempla aulas presenciais ou híbridas. "Estamos nos planejando nas duas dimensões. Estaremos prontos para os dois modelos e seguindo o que manda o protocolo do governo. O ensino presencial é a espinha dorsal, mas dependerá do que estiver decidido pelo Comitê de Enfrentamento da Covid-19", diz o presidente do Sindicato das Escolas Privadas de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz.

O ano letivo de 2020, nos colégios particulares, deve acabar até 15 de janeiro. Depende da organização de cada estabelecimento de ensino. Mas os professores têm direito assegurado por meio de convenção coletiva de trabalho um recesso de 15 dias. O ano letivo de 2021 está programado para começar em 1º de fevereiro.

 

Comentários

Últimas notícias