COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

No vestibular seriado da UPE, candidato com covid-19 fará prova isolado

Diferentemente do Enem, no Sistema Seriado de Avaliação da UPE não há datas para reaplicação das provas

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 11/01/2021 às 19:34 | Atualizado em 11/01/2021 às 19:38
Notícia
X

Diferentemente do Enem, no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) não há reaplicação das provas para quem estiver com covid-19. Caso algum candidato tenha sido infectado, ele realizará os testes nas mesmas datas que os demais concorrentes, com a diferença que fará o vestibular em um ambiente isolado.

Ao todo há 63.465 candidatos. Os primeiros a fazerem as provas, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, serão os alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio. Os feras do 3º ano, ou seja, do SSA 3, terão avaliação em 4 e 5 de fevereiro.

De acordo com pró-reitor de graduação e presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins, se o estudante adoecer até 14 dias antes da seleção ele deverá entrar em contato com a comissão para requerer atendimento especial.

"Caso o candidato tenha diagnóstico confirmado de covid-19 ou exame RT-PCR que comprove a doença, ele precisará solicitar regime especial de provas e apresentar laudo médico ou cópia do exame. A comissão vai analisar e definir o local em que o estudante responderá a avaliação", explica o pró-reitor da UPE. Uma das possibilidades é ficar no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), pertencente à universidade, e que tem leitos para pacientes com coronavírus.

DURANTE AS PROVAS

Se o adolescente apresentar sintomas durante a realização das provas, ele vai ser conduzido a uma sala específica para fazer os testes "em condições semelhantes aos demais candidatos sob a fiscalização dos colaboradores e orientação dos profissionais de saúde participantes da aplicação de provas", informa a universidade.

No SSA 1 estão inscritos 26.347 estudantes. Para o SSA 2 são 22.836 e para o SSA 3 há 14.282 candidatos.

Veja algumas das regras informadas pela comissão do vestibular 

USO DE MÁSCARAS

* O uso de máscara facial de proteção, industrial ou caseira, é obrigatório para acesso ao prédio e durante todo o período de realização das provas por todos os participantes do certame. As máscaras devem cobrir integralmente o nariz e a boca.

* Todos os candidatos devem portar máscaras-reserva, acondicionadas em embalagem própria, que devem ser utilizadas também para o descarte da máscara utilizada. Recomenda-se a troca de máscaras a cada duas horas.

ACESSO AOS PRÉDIOS

* Tanto na entrada como na saída dos locais de aplicação das provas não será permitido aglomeração. Portanto, o candidato nesses dois momentos deve se abster de conversas em grupos e períodos de espera com distanciamento inferior a 1,5 metros entre os candidatos e colaboradores envolvidos. Nesta direção, não são permitidos cumprimentos como abraços e apertos de mãos.

* Em caso de necessidade, poderão ser utilizados termômetros para aferição de temperatura em sala de aula.

LANCHES E ÁGUA

* Está permitido levar água, sucos, doces e lanches devidamente acondicionados para consumo individual, bem como o uso de bermudas e vestimentas leves. Os candidatos poderão tomar água/sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo, mantendo a distância estabelecida.

LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO

* Todos os prédios serão sanitizados antes e após a realização das provas. Esses prédios foram devidamente checados e atendem os protocolos, inclusive, quanto ao número de pessoas circulantes durante a realização das provas.

* Será disponibilizado, em todas as salas, álcool em gel a 70% para higienização das mãos. Mas caso o candidato ache necessário, também poderá portar recipiente de álcool em gel a 70% para uso pessoal. Não será permitido, em hipótese alguma, portar outro tipo de álcool ou antisséptico para higienização das mãos.

* O uso de banheiros será controlado pela equipe de colaboradores, estando condicionado aos protocolos de higienização vigentes

 

Tags

Autor