SELEÇÃO

Inscrições para o Processo de Ingresso 2021.1 do IFPE encerram nesta quinta-feira (25)

Quem se interessar, deverá realizar as inscrições por meio do portal da Cvest até a quinta

Imagem do autor
Cadastrado por

Danielle Santana

Publicado em 24/02/2021 às 16:30
Notícia
X

As inscrições para o Processo de Ingresso 2021.1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) serão encerradas nesta quinta-feira (25). No último dia 12 deste mês, a instituição prorrogou as inscrições por meio de uma retificação do edital da seleção, que também incluiu a opção de ingresso por Análise de Desempenho Escolar para os cursos superiores do Campus Recife.

Com a nova modalidade de ingresso, candidatos da capital pernambucana poderão utilizar o histórico escolar do ensino médio na inscrição. Assim como nos demais campi, 50% das vagas disponíveis para o ensino superior são reservadas para candidatos selecionados por meio do Enem, são válidas as notas das edições de 2015 a 2019 do exame. Já as vagas restantes serão ocupadas por candidatos selecionados por meio da análise do histórico escolar.

O número de vagas também foi modificado. O curso Técnico Integrado em Agropecuária do Campus Belo Jardim, ganhou mais 40 vagas. No total, estão disponíveis 4.942 vagas em 97 cursos técnicos e superiores. A forma de ingresso dos candidatos que concorrerão aos cursos técnicos nas modalidades Integrado e Subsequente não foi alterada.

No caso do Integrado, são levadas em consideração as notas obtidas do 6º até o 8º ano do Ensino Fundamental. Enquanto no Subsequente, são avaliadas as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. O objetivo é não prejudicar estudantes no último ano de seus respectivos níveis que tiveram as atividades de ensino paralisadas por conta da pandemia da covid-19.

O sistema de cotas prevê que 60% das vagas são reservadas para estudantes oriundos da rede pública de ensino. O IFPE também possui cotas para pessoas com deficiência, negras, pardas e indígenas, além de reserva de vagas para moradores da Zona Rural que optarem por cursos com vocação agrícola.

O IFPE tem câmpus em 16 cidades pernambucanas. Na Região Metropolitana há unidades no Recife, Abreu e Lima, Cabo, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão, Olinda e Paulista. No interior do Estado a instituição está presente nos municípios de Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Pesqueira e Vitória de Santo Antão.

Inscrições

Todas as etapas do processo seletivo do IFPE são realizadas por meio da internet. As inscrições podem ser realizadas de forma gratuita por meio do portal da Comissão de Vestibulares e Concursos (Cvest).

Durante o procedimento, o candidato precisará inserir a pontuação obtida nas disciplinas ou provas solicitadas, informando se pretende concorrer às vagas ofertadas por meio da Análise de Desempenho Escolar do Ensino Médio ou da Nota Geral do ENEM, no caso dos cursos superiores. Também é necessário anexar documentos comprobatórios das notas durante a inscrição.

Quem optar pelas notas do ENEM, precisará anexar o Boletim Individual, de acordo com a edição escolhida. O documento deve conter o nome completo do candidato, a edição do ENEM, número de inscrição, CPF, e a íntegra das pontuações obtidas. Só serão aceitas as notas de uma edição do Exame.

Quem escolher a opção histórico escolar precisará anexar a cópia digital frente e verso do documento, que deverá ter o nome completo do candidato, carimbo e assinatura ou certificado digital do responsável pela escola. Caso não seja possível anexar o Histórico Escolar, o candidato poderá anexar uma  declaração com as médias das disciplinas do primeiro e segundo ano, assinatura e carimbo do responsável pela escola.

Candidatos que escolherem a opção de histórico escolar devem estar atentos ao edital da seleção. Nas escolas em que as disciplinas são ofertadas de forma subdivida, o candidato deve informar a média das subdivisões das disciplinas equivalentes. A média de Língua Portuguesa, por exemplo, deverá ser calculada com base nas notas de Gramática, Redação e Literatura. Se em vez de subdivisão houver aglutinação de disciplinas, o candidato deve repetir a nota. Por exemplo, se o histórico não apresentar as disciplinas de Física, Química e Biologia, mas apresentar a disciplina Ciências, o candidato deve utilizar as notas de Ciências no formulário de inscrição, repetindo-a para as disciplinas da área.

Avaliação de Música - Candidatos aos cursos da área de música, tanto do nível superior quanto técnico, precisarão enfrentar uma etapa adicional da seleção e realizar uma performance, que deverá ser enviada por meio da submissão de um vídeo. O envio online do material deverá ser feito entre os dias 26 a 28 de fevereiro. 

Resultado - O listão com o nome dos selecionados será divulgado no dia 15 de março. Quem for aprovado, poderá se matricular a partir do dia 17 de março. As datas da matrícula e do início das aulas variam de acordo com o campus escolhido.

 

Tags

Autor