MEDIDAS RESTRITIVAS

Com alta de casos de covid-19 no Estado, UFPE suspende aulas presenciais por 20 dias

O objetivo da universidade, segundo comunicado, é reduzir ainda mais a circulação de pessoas nos campi Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 02/03/2021 às 22:57
Notícia
X

Com o número de óbitos e casos confirmados do novo coronavírus em alta, além do consequente aumento nas taxas de ocupação de leitos de enfermaria e UTI em todo o Estado, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) começa a adotar, a partir desta quarta-feira (3), um novo conjunto de medidas restritivas e de contenção da pandemia, a começar pela suspensão das aulas práticas presenciais da graduação. 

O objetivo da universidade, segundo comunicado, é reduzir ainda mais a circulação de pessoas nos campi Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão. A suspensão estará em vigor até o dia 22 de março. 

Com um período híbrido (aulas remotas e presenciais) em vigor desde 25 de janeiro, a UFPE possui, neste momento, apenas 7% do número total de suas disciplinas com alguma aula prática presencial. Ainda assim, a Universidade optou que estes cursos adiem suas atividades práticas.

As pesquisas relacionadas à pandemia, os testes para diagnóstico de Covid-19, o drive-thru de vacinação da UFPE e os atendimentos no Hospital das Clínicas serão mantidos até nova avaliação da situação epidemiológica.

De acordo com comunicado da própria instituição, a possibilidade de ajustes e readequações, caso os números da pandemia sofressem alta, já estava prevista na Resolução nº 23/2020, que estabeleceu o calendário acadêmico-administrativo para o ano letivo 2020/2021.

O funcionamento dos laboratórios com experimentos em curso continuará, no entanto, a recomendação é que não sejam iniciados novos experimentos. Biotérios e laboratórios com abastecimento de nitrogênio líquido continuarão autorizados a funcionar, e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) só manterá atividades presenciais nos projetos de extensão relacionados à pandemia.

Atendimentos de urgência e serviços essenciais na UFPE, como segurança, comunicação, tecnologia da informação, infraestrutura, gabinete do reitor e das pró-reitorias; Serviço Integrado de Saúde (SIS), assim como as práticas das residências em saúde e atividades de estágio e internato obrigatórios; sempre com preservação das pessoas dos grupos de risco, também permanecerão funcionando.

A circulação nos campi, por sua vez, será restrita, estando permitida a entrada apenas de pessoas autorizadas pelos Centros Acadêmicos, Órgãos Suplementares, Pró-Reitorias e Superintendências, através de lista prévia ou declarações individuais. A prática de exercícios físicos nas dependências da UFPE também está proibida. 

PORTÕES 

No Campus Recife, o portão central estará aberto para veículos e pedestres das 7h às 18h, mediante autorização. Para pedestres, ficarão abertos também, nesse horário, apenas os portões do Departamento de Farmácia e do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), além do portão do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), das 5h às 22h.

 

Tags

Autor