Jovens se juntam para dar aulas de matemática pela web

Publicado em 12/09/2018 às 4:00 | Atualizado em 13/09/2018 às 15:54
Lucas, Marina, José (sentados, da esquerda para a direita), Juan e Vinicius (atrás) se juntaram para dar aulas de matemática. Foto: Guga Matos / JC Imagem
FOTO: Lucas, Marina, José (sentados, da esquerda para a direita), Juan e Vinicius (atrás) se juntaram para dar aulas de matemática. Foto: Guga Matos / JC Imagem
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Lucas, Marina, José (sentados, da esquerda para a direita), Juan e Vinicius (atrás) se juntaram para dar aulas de matemática. Foto: Guga Matos / JC Imagem Aulas de matemática gratuitas, pela web, com oportunidades de tirar dúvidas ao vivo para quem é de colégio público e está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou simplesmente tem dificuldade com números e cálculos. É o Projeto Exatas, lançado por seis adolescentes que ainda estão cursando o ensino médio numa escola particular do Recife. A iniciativa é  oportuna diante do baixo índice de aprendizagem em matemática – somente três em cada dez jovens que concluem os estudos no Brasil adquiriram conhecimento satisfatório na disciplina, segundo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado a cada dois anos pelo Ministério da Educação (MEC). Significa que a maioria sai da escola sem ser capaz de resolver problemas utilizando soma, subtração, multiplicação e divisão. O projeto partiu da estudante Marina Hutzler, 16 anos, que está no 3º ano. “Sou voluntária no Hospital das Clínicas da UFPE. Uma vez por semana fico com crianças enquanto elas esperam para serem consultadas por cardiologistas. Percebi que muitas não têm interesse em matemática. Me incomodou também ver numa pesquisa que poucos alunos de escolas públicas terminam o ensino médio com aprendizado satisfatório na disciplina”, conta Marina. “Pensei que eu precisava agir. Gosto muito de matemática e tive a ideia de dar aulas pela internet. Mas não vídeoaulas, pois isso tem de monte já”, relata a adolescente, que planeja ingressar em engenharia na UFPE. O projeto utiliza a plataforma Google Hangouts, que permite a troca de mensagens instantâneas, chamadas de voz e videochamadas gratuitamente. “Assim fica mais interativo. Se surge uma dúvida do aluno, por exemplo, ele pergunta na hora e podemos explicar de outro jeito ou repetir a explicação”, comenta Marina. Toparam o projeto Giovanna Vasconcelos, 16, José Matheus Fonseca, 16, Juan Pablo Lins, 14, Lucas Timossi, 17, e Vinícius Alcântara, 17. São oferecidos oito assuntos por semana, em horários fixo e com uma hora de duração. Cada estudante assume um tema. Para assistir à aula basta um aparelho eletrônico com acesso à internet. “Quero ser professor de matemática. Costumo ensinar aos meus colegas. Então topei a proposta de Marina”, diz Juan Pablo, aluno do 1º ano. “Gosto muito de ajudar as pessoas. De ensinar também. O projeto junta as duas coisas. Estou gostando de ajudar outros alunos a alcançar seus sonhos através dos estudos”, comenta Lucas. Ex-alunos da Escola Estadual Soares Dutra, localizada em Santo Amaro, área central do Recife, Erick Muniz da Silva, 18, é um dos que estão aproveitando as aulas do Projeto Exatas. “Está sendo mais fácil estudar matemática, os professores explicam muito bem. Vejo as aulas pelo celular. Mas é como se tivesse ao lado do professor pois eles tiram as dúvidas na mesma hora”, conta Erick, morador da Ilha Joana Bezerra, também no Centro da capital pernambucana. Ele fará o Enem com o objetivo de concorrer a algum curso na área de saúde.

COMO FUNCIONA

1. Acesse o endereço https://projetoexataspe.wixsite.com/proexatas e depois mande um e-mail para projetoexataspe@gmail.com para se inscrever no projeto. Outra possibilidade é enviar uma mensagem pelo WhatsApp para (81)99933-4622 2. Ao concluir a inscrição, o estudante é adicionado a um grupo criado no Google Hangouts 3. Quando a aula for começar, o aluno recebe uma chamada 4. Para quem assiste, a imagem que aparece é da tela do computador do professor 5. É possível interagir por meio de um chat (escrevendo ou falando) 6. Cada aula tem uma hora de duração 7. Os alunos fazem parte também de um grupo de WhatsApp para receber fichas de exercícios Horário das aulas Segunda-feira 15h - geometria analítica 16h30 - combinatória e probabilidade 19h30 - triângulos e trigonometria Terça 15h30 - estatística 20h30 - sequências e matriz Quarta 19h30 - geometria plana Quinta 15h30 - conjuntos e funções 20h30 - geometria espacial

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