Curso de administração da UFRPE, no Recife, ficou com a nota mais alta, 5. Foto: Divulgação/ UFRPE
Em Pernambuco, um em cada três cursos superiores avaliados ano passado pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) teve resultado ruim. O chamado Conceito Enade varia de 1 a 5. No Estado, 36,38% ficaram com notas 1 ou 2. A maioria, 43,09%, obteve desempenho mediano, com nota 3. Outros 14,81% alcançaram 4 e somente 5,72% chegaram à média mais alta, 5. Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC) e contemplam instituições públicas e privadas de todo o País.
O Enade é uma avaliação feita pelos estudantes que estão no último ano da graduação. Serve para medir conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. A participação é obrigatória. Quem faltar não cola grau. O exame faz parte do Sistema Nacional de Avaliação de Ensino Superior (Sinaes).
O resultado de Pernambuco é parecido com o observado nacionalmente: 29% das graduações ficaram com notas 1 ou 2; 45% com 3; 19,8% com indicador 4 e só 5,8% com o maior conceito. Segundo o MEC, na edição de 2018 do Enade, 8.821 cursos foram avaliados (8.520 com desempenho divulgado), de um total de 1.791 instituições públicas (227) e privadas (1.564), nas modalidades presencial e a distância.
A cada ano, o ministério define os cursos avaliados. Direito e administração, duas das graduações com mais quantidade de alunos no País, fizeram parte dessa edição. Turismo, psicologia, design e economia também. Gastronomia, marketing e comércio exterior são outros exemplos, no universo de cursos de tecnologia.
FEDERAIS
O Conceito Enade foi concedido a 297 cursos de Pernambuco, sendo 33 ministrados em universidades públicas e 264 em faculdades particulares. Maior instituição superior do Estado, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) teve 14 cursos avaliados: dez mantiveram o desempenho, um aumentou (ciências econômicas, no câmpus Recife) e três diminuíram a nota (ciências contábeis, jornalismo e secretariado, todos na capital). Destaque para as graduações com nota 5: administração, publicidade, direito e serviço social, também no Recife.
“Foi uma surpresa a queda dos cursos de ciências contábeis, de 4 para 3, e secretariado, de 3 para 2. Todos os coordenadores de cursos, independente do resultado, são chamados para discutir. E têm que apresentar um plano de ação”, explica o pró-reitor acadêmico da UFPE, Paulo Goes. “Chama a atenção o desempenho de publicidade, com nota 5 nas quatro últimas avaliações a que foi submetido.”
Clique aqui para acessar planilha com todas as notas
Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), as quatro graduações presenciais avaliadas mantiveram as médias: administração (5) e ciências econômicas (3) no Recife; e os mesmos cursos em Serra Talhada, com notas 4 e 2, respectivamente. Houve queda no EAD de administração pública (3 para 2).
“Ciências econômicas em Serra Talhada vem passando por um processo de readaptação curricular. Estamos refazendo o projeto pedagógico. Sabíamos que a nota não seria boa, por isso já vínhamos atuando para melhorar o curso”, explica a pró-reitora de ensino de graduação da UFRPE, Socorro Oliveira.
ESTADUAL
Na Universidade de Pernambuco (UPE), direito, no Recife e em Arcoverde, no Sertão, alcançaram 5. Outros cinco cursos somaram 4 e dois nota 3. Em EAD, média 2 para administração pública na capital e logística em Salgueiro.
“Atribuo o bom resultado ao esforço dos nossos alunos. O Enade é uma prova cujo resultado é exclusivamente responsabilidade dos estudantes, que mostram o quanto estão preparados para o mundo do trabalho. Funcionávamos, até o ano passado, numa escola estadual. Mesmo com dificuldades, o corpo discente revelou que nosso curso é de qualidade”, comemora a coordenadora de direito da unidade da UPE de Arcoverde, Denise Luz.
RADIOGRAFIA DO ENADE
O que é o Enade?
* Criado em 2004, o Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A avaliação é obrigatória para conclusão da graduação em instituições de ensino privadas e nas públicas federais. Integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
* O exame avalia o rendimento dos alunos em duas partes: em relação aos conteúdos específicos dos cursos em que estão matriculados e em conhecimentos gerais.
* As notas do exame são convertidas em uma escala por faixas, que vai de 1 a 5
* 227 instituições públicas (13%) e 1.564 privadas (87%) tiveram cursos avaliados
* 1.275 cursos avaliados em instituições públicas (14%) e 7.546 em instituições privadas
Cursos avaliados
Áreas com bacharelado:
Administração; administração pública; ciências contábeis; ciências econômicas; comunicação social – jornalismo; comunicação social - publicidade e propaganda; design; direito; psicologia; relações internacionais; secretariado executivo; serviço social; teologia; e turismo.
Superiores de tecnologia em:
comércio exterior; design de interiores; design de moda; design gráfico; gastronomia; gestão comercial; gestão da qualidade; gestão de recursos humanos; gestão financeira; gestão pública; logística; marketing; e processos gerenciais
RESULTADO EM PERNAMBUCO
nota 1 - 5,38%
nota 2 - 31%
nota 3 - 43,09%
nota 4 - 14,81%
nota 5 - 5,72%
DESEMPENHO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO ESTADO
UFPE
Administração (Recife) - 5
Administração (Caruaru) - 4
Direito (Recife) - 5
Serviço social (Recife) - 5
Publicidade (Recife) - 5
Ciências econômicas (Recife) - 4
Ciências econômicas (Caruaru) - 3
Psicologia (Recife) - 4
Turismo (Recife) - 4
Jornalismo (Recife) - 4
Design (Recife) - 4
Secretariado Executivo (Recife) - 2
Ciências contábeis (Recife) - 3
Design (Caruaru) - 3
Univasf
Administração (Petrolina) - 5
Psicologia (Petrolina) - 5
Administração pública (EAD) - Petrolina - 1
UPE
Direito (Arcoverde) - 5
Direito (Recife) - 5
Administração (Recife) - 4
Administração (Salgueiro) - 4
Administração (Caruaru) - 3
Psicologia (Garanhuns) - 4
Serviço social (Palmares) - 4
Tecnologia em logística (Nazaré da Mata) - 4
Tecnologia em logística (Palmares) - 3
Administração pública (EAD) - Recife - 2
Tecnologia em logística (EAD) - Salgueiro - 2
UFRPE
Administração (Recife) - 5
Administração (Serra Talhada) - 4
Ciências econômicas (Recife) - 3
Ciências econômicas (Serra Talhada) - 2
Administração pública (EAD) - Recife - 2