SSA da UPE deve passar por mudanças em 2020, diz pró-reitor

Publicado em 16/01/2020 às 12:34
Candidatos realizam provas três vezes, ao final de cada série do ensino médio. Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem
Provas no modelo digital seriam realizadas em 1º e 8 de novembro. Mais de 4,1 milhões de candidatos já se inscreveram - FOTO: Candidatos realizam provas três vezes, ao final de cada série do ensino médio. Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem
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Candidatos realizam provas três vezes, ao final de cada série do ensino médio. Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem O Sistema Seriado de Avaliação (SSA) deve passar por mudanças este ano. Segundo o pró-reitor de graduação da Universidade de Pernambuco (UPE), Ernani Martins, será necessário adequar o processo seletivo às determinações da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. Mas ele tranquiliza escolas, pais e estudantes: tudo será discutido coletivamente e implementado paulatinamente. No modelo seriado, adotado no Estado apenas pela UPE (desde 2008), o candidato participa de três etapas, ao final de cada série no ensino médio, mas só concorre às vagas no último ano. “Vamos chamar as escolas para conversar e antes de tomarmos qualquer decisão. O SSA deve passar por pequenas modificações, que podem ser no conteúdo e na estrutura das provas. Estamos trabalhando nisso desde o ano passado, avaliando se será preciso diminuir ou aumentar o número de questões, por exemplo”, diz Ernani, que também preside a comissão do vestibular. “Para o ingresso em 2021, deveremos ter pequenos ajustes, pois o sistema de ensino é dinâmico, escolas e currículos estão se modificando. Temos que adequar o ensino superior à educação básica. Mas ninguém precisa ficar desesperado, pois não será nada em cima da hora. Só anunciaremos as mudanças para o processo deste ano que forem exequíveis. Se não for, daremos prazo para implementação”, observa o pró-reitor.

ESCOLAS

Até a metade deste ano, a comissão planeja entregar relatórios de desempenho dos alunos para escolas públicas e privadas. Inicialmente é um piloto, ou seja, não serão todas as unidades de ensino que vão receber. O objetivo, segundo Ernani, não é fazer ranking entre os colégios e sim dar subsídios para que cada escola observe como foi o resultado de seus estudantes no SSA. “Estamos com um estatístico vendo a partir de que quantidade de alunos por escola a gente consegue entregar, já que é um piloto. Esperamos entregar essa avaliação no mais tardar até o meio do ano. Queremos mostrar as estatísticas de pelo menos um ano do SSA, mas esperamos apresentar das três etapas”, informa Ernani.

COTAS

Outra mudança que já foi discutida internamente na UPE é a ampliação do percentual de vagas para candidatos cotistas, atualmente em 20%. O total de vagas ofertado é 3.480 (1.740 no SSA e 1.740 no Sisu). Ou seja, 696 são para quem estudou do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio em escola pública estadual ou municipal (e 2.784 para egressos da rede privada). “Está no Plano de Desenvolvimento Institucional da UPE ampliar a cota. Mas não adianta só dar acesso e não garantir a permanência do aluno. Para aumentar as cotas, precisamos melhorar a assistência estudantil. Por isso, a proposta ainda não avançou”, diz Ernani.

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