COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Alunos da rede municipal do Recife vão receber smartphones para estudar durante pandemia do coronavírus

Investimento da Secretaria de Educação do Recife será de 1,6 milhão de reais. Equipamentos vão ser comprados com dispensa de licitação e devem ser usados para acessar plataforma digital

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 16/04/2020 às 20:59 | Atualizado em 16/04/2020 às 21:07
Foto: Leo Motta / JC Imagem
Rede municipal de ensino do Recife tem cerca de 94 mil alunos matriculados - FOTO: Foto: Leo Motta / JC Imagem

Os cerca de 2.500 alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal do Recife vão receber smartphones, com acesso a internet incluído, para estudar numa plataforma digital durante a pandemia do novo coronavírus. Os equipamentos e pacotes de dados custarão R$ 1,6 milhão à prefeitura. O aviso da compra, com dispensa de licitação, foi publicado no Diário Oficial do município desta quinta-feira (16). A previsão do secretário municipal de Educação, Bernardo d'Almeida, é entregar os aparelhos aos estudantes no final deste mês, quando também será lançado o site com videoaulas e outros materiais pedagógicos.

Neste sábado completa um mês que as redes públicas e privadas de ensino de Pernambuco estão com as aulas suspensas por causa da covid-19. Na capital pernambucana, a doença já infectou 978 pessoas, segundo último boletim da Secretaria Estadual de Saúde. Na justificativa para a dispensa da licitação, a Secretaria Municipal de Educação informa que os smartphones farão parte de um "projeto de ofertar aulas a distância por meio de jogos educacionais e a utilização de tecnologia de aprendizado durante o periodo de isolamento social."

Segundo Bernardo, os alunos do 9º ano receberão os celulares porque a maioria, 90% em média, participam de processos seletivos no final do ano. "A medida é para mitigar as diferenças de classes sociais. Para que não haja desigualdade, todos terão acesso aos smartphones e assim puderem estudar pela plataforma", justifica o secretário de Educação. Não está previsto comprar aparelhos para os demais alunos da rede municipal - no total são aproximadamente 94 mil estudantes matriculados.

As aulas virtuais serão ministradas por professores da própria rede. Conforme o secretário, os docentes já possuem notebooks, com modem 4G, comprados pela prefeitura. "Queremos que cada professor interaja com seus alunos", diz Bernardo. Os conteúdos do 9º ano estão prontos. A secretaria está produzindo o material referente aos 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental (cerca de 10 mil estudantes). Para os anos iniciais (1º ao 5º) a legislação não permite, conforme o secretário, a oferta de aulas remotas.

Comentários

Últimas notícias