COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Universidades de Pernambuco avaliam permitir intercâmbio entre alunos das próprias instituições

Proposta é que estudantes possam adiantar a graduação durante esse período da pandemia de covid-19

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 28/07/2020 às 20:24 | Atualizado em 28/07/2020 às 20:36
Jailton Júnior/ JC Imagem
Reitores Pedro Falcão (UPE), Alfredo Gomes (UFPE), Marcelo Carneiro Leão (UFRPE) e padre Pedro Rubens (Unicap) explicaram como pretendem retomar as aulas - FOTO: Jailton Júnior/ JC Imagem

Um intercâmbio entre as universidades públicas do Estado e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) para que alunos das graduações de uma instituição possam cursar disciplinas ou mesmo todo o semestre letivo em outras durante a pandemia de covid-19. A proposta é do reitor da Unicap, padre Pedro Rubens, e foi apresentada nesta terça-feira (28) durante coletiva do Consórcio Universitas. O grupo é formado pelas Universidades Federais UFPE, UFRPE, UFAPE e Univasf, pela estadual UPE, e pelos institutos federais IFPE e IF do Sertão.

"Como ninguém poderá viajar por causa da pandemia, a ideia é que quem quiser e puder faça intercâmbio com outra universidade do Estado. Cada universidade que aderir disponibiliza as vagas. A instituição de origem se compromete a reconhecer as disciplinas que foram cursadas pelo seu aluno no intercâmbio. É uma possibilidade para o estudante adiantar o curso", destacou padre Pedro. O acordo pode ser celebrado bilateralmente, ou seja, entre duas universidades, ou por todas que integram o consórcio. Como a Unicap é a única particular, o universitário terá que pagar a mensalidade. "Caso seja cotista, garantimos que faça sem ônus", disse o reitor.

Presidente do Consórcio Universitas e reitor da UPE, Pedro Falcão informou que a proposta foi bem recebida e está sendo analisada pelos outros gestores das universidades. Como são públicas, diz, precisam avaliar se juridicamente será possível firmar o convênio. "Para os alunos é a oportunidade de cursar mais disciplinas, em outra instituição e sem muita burocracia", comentou Pedro. Ele aproveitou para informar que caso o bônus de 10% na nota do Enem, para alunos de Pernambuco que vão concorrer às vagas da UPE, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), seja aprovado será para os cursos de medicina, odontologia e direito.

Participaram da coletiva também os reitores da UFPE, Alfredo Gomes, e Marcelo Carneiro Leão, da UFRPE. Nessas duas instituições, as aulas das graduações, de maneira remota e num semestre extra, voltam em 17 de agosto. A UPE também aderiu a um período extraordinário, com aulas online começando dia 8 de setembro. Já a Unicap foi a única que conseguiu concluir o primeiro semestre letivo. As aulas do segundo semestre têm início dia 19 de agosto, igualmente de modo virtual.


 

Comentários

Últimas notícias