PERNAMBUCO

Saiba datas e séries das próximas escolas a retomarem aulas presenciais em Pernambuco

Alunos do 1º ano do ensino médio são os próximos na lista de flexibilização

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 14/10/2020 às 7:25 | Atualizado em 16/10/2020 às 8:07
BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
As escolas particulares poderão voltar a ter aulas presenciais para as turmas de 6º ao 9º do ensino fundamental a partir de 10 de novembro - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

Atualizada às 8h03 do dia 16 de outubro

Após impasse judicial, o cronograma elaborado pelo governo do Estado que permite o retorno presencial dos alunos da educação básica de Pernambuco começou a ser cumprido. Os cerca de 10,5 mil concluintes do ensino médio da rede privada - que tinham volta prevista para terça-feira (6), puderam voltar às escolas na sexta-feira (9), mesmo muitas das unidades escolhendo abrir apenas após o feriado prolongado, na terça-feira (13), mesmo dia em que os 11,4 mil estudantes do 2º ano foram às salas de aula. A próxima etapa da retomada gradual contempla estudantes do 1º ano do ensino médio. Esses estão autorizados pelo Executivo estadual a retornarem às salas de aula no dia 20 de outubro.

Qual a data para as outras séries?

Até a publicação dessa reportagem, não havia previsão de divulgação de cronograma que contemple as outras séries, como ensino fundamental e educação infantil, tanto na rede privada quanto nas rede estadual e municipal.

E a rede estadual?

Os docentes das escolas estaduais decidiram pela suspensão da greve, que durou três dias, na condição do governo estadual garantir que não retornará as aulas presenciais na rede estadual até 20 de outubro. Assim, no dia 15 de outubro, a gestão anunciou que, para os que estão no 3º ano, a retomada está prevista para a próxima quarta-feira, dia 21.

Os adolescentes do 2º ano poderão voltar a ter aulas presenciais em 27 de outubro. Na semana seguinte, na terça-feira 3 de novembro, logo após o feriadão de Finados, estarão autorizadas as aulas presenciais para alunos do 1º ano, do ensino técnico concomitante e subsequente e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

E a rede federal?

O Instituto Federal De Pernambuco (IFPE) informou que não há previsão para retorno das aulas presenciais.

O Colégio Aplicação, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), afirmou que está elaborando o plano de retomada a partir do modelo do plano de retomada da universidade, mas também não há previsão.

Já o Colégio Militar do Recife (CMR) retomou as atividades presenciais no dia 13 de outubro, de forma gradual e em sistema de rodízio, para os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, em consonância com a previsão para retomada das aulas presenciais do Governo do Estado de Pernambuco.

Como foi o retorno?

Um dos colégios que escolheu retornar ainda na sexta-feira (9) foi o Colégio Santa Maria. Na unidade Boa Viagem, que tem 210 alunos de terceiro ano matriculados, a direção organizou para que, a cada dia, a metade desse total possa ir até a escola, enquanto os outros alunos continuarão assistindo às aulas de casa.

A diretora do Santa Maria, Rosa Amélia Muniz, expõe que a unidade está preparada para o retorno. “Estamos preparados para receber todos os nossos alunos, da educação infantil ao ensino médio. A afetividade, a rotina, a socialização são melhores no ensino presencial, apesar do ensino remoto estar funcionando bem", disse.

No Colégio Dom, em Casa Caiada, Olinda, dos 31 estudantes que informaram à escola que queriam o ensino presencial, só quatro compareceram às aulas nesta sexta-feira. No total, há 114 alunos do 3º ano do ensino médio. A coordenação também fez um rodízio de alunos, dividindo-os em dois grupos: um vai na segunda, quarta e sexta, enquanto o segundo vai na terça, quinta e sábado. O grupo que fica em casa assiste às aulas pela internet.

Já o Cognitivo, localizado no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, programou a volta para essa terça, quando os alunos foram recebidos por um corredor de profissionais da educação com fitas coloridas e ao som da música "Tudo Novo de Novo", de Paulinho Moska. De um total de 255 estudantes do 2º e 3º anos, metade foi à escola, que dividiu as turmas em grupos e, assim, metade pode ir em uma semana e a outra metade em outra. Sete alunos concluintes comunicaram que continuariam no ensino remoto, e seis do 2º ano.

A vestibulanda Larissa Leça, 17, não escondeu a felicidade em poder estar em sala de aula. “Deu uma alegria muito grande voltar, não esperava que fosse mais voltar. Fiquei muito triste na semana passada quando proibiram e perdi as esperanças, eu estava sentindo muita falta da escola", disse, mencionando a suspensão pela Justiça do Trabalho do retorno das aulas nas unidades privadas, na segunda-feira (5).

No Colégio Equipe, na Madalena, Zona Oeste do Recife, cerca de 90% dos 88 estudantes de 3º ano optaram pelo ensino presencial, segundo a coordenação. O sentimento entre os alunos presentes era de alegria pelo retorno. “Foi um misto de emoções. A gente perdeu a última quadrilha junina, os últimos jogos internos, e eu estava com muita vontade de voltar", diz Juliana Dias, 17.

Já para os 79 alunos do 2º ano, a divisão foi feita por semana, com cada uma das três turmas indo em uma diferente. A aluna Bruna Fox, 16, esteve no colégio nesta terça-feira e afirmou que o “ambiente da escola é melhor para estudar”. “Estava meio nervosa em relação às medidas de segurança, mas está tudo funcionando bem, estou feliz em ter voltado mesmo que não seja do mesmo jeito de antes. Faz muita falta o ensino presencial, o online funciona, mas é mais difícil focar em uma tela por muitas horas, e estar em casa me deixava mais dispersa”, disse.

Comentários

Últimas notícias